Feira de adoção ajuda animais a encontrar um novo lar
No próximo sábado, dia 5, acontece mais uma Feira de Adoção de Cães e Gatos, na Pet Amado Veterinária e Pet Shop. O evento tem como objetivo conseguir um novo lar para os bichinhos, além de ajudar o Grupo Guardião dos Anjos, que realiza um trabalho de castração gratuita ou por preços populares para animais em comunidades carentes, diminuindo assim o número de abandonados.
A feira começa às 10h e termina às 17h e durante o encontro será realizado também um bazar com produtos novos e seminovos para quem quiser colaborar com a causa. Há mais de um ano o Guardião dos Anjos ajuda no resgate e cuidados de animais abandonados. O primeiro resgate aconteceu em outubro de 2014, quando teve início a parceria com a veterinária Pet Amado,cujo trabalho social começou há quatro anos e até hoje realiza diversas ações, desde feiras até palestras de conscientização e bem-estar animal.
“O primeiro resgate do grupo foi de um felino chamado Tony, de aproximadamente três meses de idade, que foi atacado por um cão e acabou sofrendo fratura em uma vértebra cervical. As protetoras procuraram a unidade às pressas. Após cirurgia de alto risco e longos dias de pós cirúrgico terem sido um sucesso, foi por meio do Tony que criamos carinho e respeito pelo grupo e vice-versa. Além disso, Tony foi adotado e hoje leva uma vida de rei!”, conta Nathalia Ludolff, proprietária da veterinária.
O grupo formado por Debora Ranciaro, Isabel Mello e Rosana Caetano atende dentro de suas possibilidades as inúmeras denúncias de maus tratos a animais enviadas por meio da página do Facebook do Guardião dos Anjos. De acordo com as responsáveis, infelizmente não é possível atender a demanda devido, principalmente, à falta de recursos financeiros, sendo algumas direcionadas ao órgão competente do município, a Coordenadoria de Bem Estar animal.
O Guardião não recebe apoio do município ou de empresas, encontrando assim seu maior obstáculo, já que os serviços veterinários são terceirizados e todo o processo gera gastos. O grupo também não possui sede própria, então alguns animais são encaminhados para hospedagens particulares, até que sejam adotados.Todo o trabalho realizado é feito com o apoio de algumas pessoas, doações ou da renda obtida com rifas, bazar, entre outros.
De acordo com Nathalia, em cada feira realizada na veterinária são adotados, em média, sete animais. O resultado é muito positivo, pois proporciona alegria em diversas famílias e lares, além do pet adotado ter a chance de viver uma nova vida. E uma das vantagens é que os envolvidos acabam criando um vínculo com os futuros tutores, mantendo informações constantes sobre o estado do bichinho e sua adaptação ao novo lar.
As responsáveis pelo Guardião dos Anjos explicam que para adotar um animal a pessoa interessada precisa ser maior de idade e passar por uma entrevista, além de aceitar visitas domiciliares do grupo e assinar um termo de adoção responsável. É importante ressaltar que um animal, tanto gato ou cachorro, vive em média 15 anos e gera gastos, então aquele fofinho filhote faz bagunça e cresce, porém, em troca, a pessoa terá um amor incondicional, um amigo de verdade.
Quem quiser ajudar o grupo pode contribuir doando medicamentos, ração ou artigos para rifa. A Pet Amado se localiza na Rua Mosela, número 965.