• Feira Cores e Sabores em Araras cria oportunidades para agricultores e artesãos da região

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 04/09/2022 14:02
    Por Helen Salgado

    A Feira Cores e Sabores, em Araras, nasceu como um espaço para produtores locais e fortalecimento das cadeias produtivas regionais. O intuito é fortalecer a economia local e impulsionar o consumo de produtos conscientes e de qualidade, melhorando a saúde integral de todos e do território. Atualmente, a feira acontece aos sábados, no Vale das Videiras, em Araras.

    Maria Sonia de Pinho, uma das organizadoras do projeto, diz que o Movimento Vale das Videiras em Transição, gerador desta proposta, nasce do Movimento das Cidades em Transição | Transition Towns que foi imaginado pelos ingleses Rob Hopkins, Sophie Banks e Naresh Giangrande, com o propósito de desenvolver competências comunitárias para que as cidades atuais transformem-se em cidades mais resilientes, regenerativas e sustentáveis.

    O movimento floresceu a partir da observação e do aprendizado através das necessidades e iniciativas orgânicas de cada lugar. O foco da Transição é inspirar, encorajar, treinar, dar suporte e conectar comunidades na construção de uma vida melhor.

    “Acreditamos na troca de experiências e na criatividade como sendo as bases para o fortalecimento de um sistema capaz de amenizar perdas diante das múltiplas crises que vêm se manifestando no planeta. A Transição é uma revolução otimista, prática, resiliente e silenciosa, caminhando em direção ao futuro. O Movimento, hoje, se manifesta como um conjunto de comunidades para reimaginar e recriar o nosso mundo”, conta.

    Outras iniciativas

    Além disso, no Vale das Videiras foi criado um grupo de trabalho para cuidar de soluções para o lixo e em função das reflexões, o grupo concluiu que o tema se ampliava em ações mais extensas para a comunidade como um todo. Desde então o Movimento vem se dedicando a apoiar a Escola local com Educadores voluntários. Em dezembro, se inseriu na ação global de plantio do Tempo de Plantar. E em paralelo vem desenvolvendo Oficinas de Arte para crianças. Além da participação na organização da Feira de Cores e Sabores.

    A organizadora também contou que o grupo tem outra iniciativa, outro projeto, que é oferecer atividades associadas ao artesanato, costura, conversas interativas com temas variados, música, yoga e dança. “Com estas atividades pretendemos gerar o desenvolvimento e capacitação das pessoas através destas experiências compartilhadas”, afirma. No entanto, essa parte do projeto ainda está em fase inicial de experimentação da Feirinha.

    Como participar da Feirinha?

    Para participar da Feirinha o interessado deve preencher o formulário de pré-inscrição, através do email: feiranovale2022@gmail.com. O contato também pode ser feito pelo Instagram @valedasvideirasfeiralocal.

    Com destaque para a AMAVALE (Associação dos Amigos do Vale das Videiras) que tem apoiado integralmente o Movimento. Como diferencial estratégico o interessado na Feirinha tem opção de participação podendo ser: semanal, mensal, bimensal ou especial, a critério de cada um. Os interessados podem acessar o link do formulário de pré-inscrição através do seguinte endereço https://forms.gle/GteBfs6h3Mjj7iys8.

    Últimas