Federação Internacional de Judô pede desculpas por erro da arbitragem em final do Mundial
A Federação Internacional de Judô (FIJ) emitiu uma nota, nesta quarta-feira, na qual admite um erro de arbitragem na final da categoria +100 quilos, sábado passado, do Mundial de Judô, em Doha, no Catar. Segundo a nota, o árbitro no tatame a Comissão de Arbitragem não viram o contragolpe dado pelo russo Inal Tasoev no francês Teddy Riner na disputa do Golden Score, momento da luta que não há limite de tempo.
Tasoev chegou a festejar a vitória e ficou totalmente desapontado quando viu que o juiz mandou a luta prosseguir, sem dar valor ao golpe que ele havia conseguido aplicar. Segundos depois, Riner obteve um ippon, venceu a luta e conquistou o 11º título mundial de sua carreira.
“Após a competição, levando em consideração as regras atuais de arbitragem e a opinião de especialistas em judô, achamos que uma pontuação para o contra-ataque de Tasoev poderia ser atribuída. Com isso, a Comissão de Arbitragem da FIJ pede desculpas por sua decisão e informa que este tipo de ação será pontuada no futuro, seguindo as regras atuais do judô”, apontou a nota.
Na mesma categoria, o brasileiro Rafael Oliveira, o Baby, conquistou a medalha de bronze. Foi o quarto pódio obtido pelo brasileiro em Mundiais. Ele também soma duas medalhas olímpicas.