• Fed: moderação no ritmo de compra de ativos pode se justificar em breve

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 22/09/2021 16:19
    Por Ilana Cardial, Gabriel Bueno da Costa, Francine De Lorenzo, Matheus Andrade e Gabriel Caldeira / Estadão

    O Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) do Federal Reserve (Fed) julgou, em sua última reunião de decisão monetária, que uma “moderação no ritmo de compra de ativos pode se justificar em breve”, caso o progresso na economia continue como esperado.

    “Essas compras de ativos ajudam a promover o funcionamento regular do mercado e condições financeiras acomodatícias, ajudando assim a manter o fluxo de crédito a famílias e negócios”, afirmam no comunicado.

    O Fomc julga que “progresso substancial” já foi feito em direção às metas de inflação e desemprego desde dezembro, quando anunciou que manteria o volume de compra de ativos em US$ 120 bilhões por mês.

    Os dirigentes do Fed disseram ainda esperar que uma postura acomodatícia na política monetária seja mantida pelo banco central americano até que as metas de inflação e desemprego sejam atingidas. O Fomc garantiu estar preparado para ajustar suas decisões monetárias de modo apropriado caso surjam riscos que ameacem seus objetivos. “As avaliações do Comitê levarão em conta uma ampla gama de informações, incluindo leituras sobre saúde pública, condições do mercado de trabalho, pressões e expectativas inflacionárias, e desenvolvimentos financeiros e internacionais”, afirmam.

    Últimas