• Fed estuda elevar temporariamente nos EUA exigências de capital para bancos com problemas

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 16/fev 13:12
    Por André Marinho / Estadão

    O vice-presidente de Supervisão do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Michael Barr, afirmou nesta sexta-feira, 16, que a autoridade monetária dos Estados Unidos estuda a possibilidade de elevar temporariamente as exigências de capital para os bancos que enfrentam problemas na gestão de risco.

    “Requisitos mais elevados de capital ou liquidez podem servir como uma salvaguarda importante até que os controles de risco melhorem e podem concentrar a atenção da gestão nas questões mais críticas”, afirmou Barr, durante evento na Universidade de Columbia, em Nova York.

    Rebaixamento de rating

    O vice-presidente de supervisão do Federal Reserve indicou que o BC norte-americano ampliou a vigilância sobre bancos nos EUA.

    O dirigente disse que o Fed rebaixou o rating de supervisão de mais instituições financeiras neste último ano e aumentou a execução de ações regulatórias.

    Barr esclareceu que o movimento não representa uma mudança na política geral, mas um reflexo da evolução das condições econômicas e de juros. “Queremos e esperamos que os supervisores ajudem os bancos a concentrar a atenção adequada nas áreas que mais importam para o banco em particular, seja o risco de taxa de juro, o CRE mercado imobiliário comercial ou as vulnerabilidades de cibersegurança, para citar alguns”, comentou.

    Últimas