Fechado há mais de dez anos, prédio do antigo Banco do Brasil passa por reformas no telhado e aguarda novas restaurações
Fechado há mais de dez anos, o prédio histórico onde funcionou uma agência do Banco do Brasil, na esquina das ruas do Imperador e Alencar Lima, está passando por reformas no telhado, segundo informou a Prefeitura. Em agosto, os tapumes ao redor do prédio foram trocados, com a autorização do município, para proteger os andaimes que foram montados em frente a fachada.
De acordo ainda com a Prefeitura, a reforma do telhado possui autorização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac), alvará do município e parecer favorável do Conselho Municipal de Tombamento Histórico, Cultural e Artístico.
Com relação à fachada, a Prefeitura informou que os responsáveis pelas intervenções estão realizando o “mapeamento das patologias da fachada”, e quando ele for finalizado, os proprietários deverão pedir a licença para a reforma dela, que também é tombada.
O prédio, que foi construído em 1926 e inaugurado em 1928, inicialmente abrigava o Banco de Petrópolis, mas em 1931 passou a pertencer ao Banco do Brasil, até o ano de 2012. Desde então, o local ficou fechado e foi se deteriorando ao longo dos anos. Em 2018, o imóvel foi leiloado e arrematado por R$ 1,8 milhão, por um investidor da cidade.
Procuramos os proprietários do imóvel para mais informações sobre as intervenções que serão realizadas no prédio, mas até o fechamento desta matéria, não obtivemos retorno.
Prefeitura pediu retirada dos andaimes da calçada no ano passado
A Prefeitura pediu, no ano passado, a retirada dos andaimes da calçada, mas o dono do prédio protocolou um recurso contra a determinação, sob o argumento de que as obras vinham sofrendo ações do Ministério Público e do Iphan, pela necessidade de preservação de características do imóvel tombado. Um Termo de Ajustamento de Conduta foi feito para que ajustes fossem realizados no projeto da obra.
Em agosto deste ano, após uma vistoria da Prefeitura, os proprietários colocaram novos tapumes para proteger os andaimes que foram montados na fachada do imóvel. Ainda durante a ação, os responsáveis garantiram que todo o prédio será restaurado.