• Fechado há mais de 10 anos, prédio histórico que abrigou o Banco do Brasil deve passar por restauração

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 02/08/2023 09:45
    Por Enzo Gabriel

    O prédio histórico onde funcionou uma agência do Banco do Brasil na Rua do Imperador deve receber uma restauração completa. Fechado desde 2012, o imóvel está passando por reformas no telhado e deve ter novos tapumes para proteger os andaimes que serão montados na fachada.

    No ano passado, a Prefeitura pediu a retirada dos andaimes da calçada, mas o proprietário protocolou um recurso contra a determinação, argumentando que as obras vinham sofrendo ações do Ministério Público e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), por conta da necessidade de preservação de características do bem tombado. Um Termo de Ajustamento de Conduta foi feito para que ajustes fossem realizados no projeto da obra.

    Telhado estava causando infiltrações no imóvel.
    Foto: Enzo Gabriel/Tribuna de Petrópolis

    A troca da estrutura que protege a fachada atualmente está prevista para começar no domingo (6). Para que o serviço seja realizado, interdições pontuais vão ocorrer no trânsito na Rua Alencar Lima.

    O prédio foi construído em 1926 e inaugurado em 1928. Inicialmente, abrigava o Banco de Petrópolis, mas em 1931 passou a ser do Banco do Brasil, algo que durou até 2012. Desde então, o prédio não foi mais utilizado e passou a se deteriorar. No ano de 2018, a antiga agência foi leiloada e arrematada por R$ 1,8 milhão.

    Últimas