Fazenda Vira-mundo oferece curso gratuito de Floricultura Tropical neste mês de agosto
Curso gratuito voltado à comunidade do Brejal e arredores será realizado nos dias 29, 30 e 31 de agosto
Quem passa pelo Brejal, na Posse, fica encantado com o projeto comunitário da Fazenda Vira-mundo. Focado na troca de experiências, conhecimentos e ideias para o bem-estar individual, coletivo e ambiental, o trabalho realizado no local mostra que é possível fazer a diferença quando há intenção e dedicação.
Neste mês de agosto, o espaço vai permitir aos moradores do Brejal e arredores a possibilidade de vivenciar novas experiências através do curso “Floricultura de Clima Tropical”, em parceria com o SENAR. “O SENAR já trazia cursos gratuitos para o Brejal e encontrou na Fazenda um espaço cheio de possibilidades para as capacitações que oferece.”, conta Lucas Zappa.
O espaço comunitário, sem fins lucrativos, realiza o intercâmbio de experiências, saberes e ideias de diversas maneiras, através de voluntários, prestadores de serviços ou profissionais liberais. “Nesta última, como contrapartida do uso do espaço, eles doam 20% do seu tempo ou das vagas como gratuidade. Dessa forma, mesmo as oficinas, cursos ou palestras não gratuitas têm vagas disponíveis a custo zero.”, conta Clara Maia.
O segmento de floricultura possui uma série de possibilidades no quesito atuação e desperta interesse comercial no Brasil e no mundo em razão das características peculiares de cada espécie de planta e flor tropical, suas cores e formas, além de seu exotismo. Sobre isso, Silvia Michelle Bezerra (SENAR) explica que as plantas e flores tropicais encontram características de clima, solo e água muito favoráveis no Brasil.
Atualmente, elas são reconhecidas e amplamente utilizadas por floristas, não apenas em eventos, mas também em assinaturas florais. Sem falar no interesse de pessoas comuns em usá-las para decorar a casa, garantindo beleza e durabilidade. “Paisagisticamente, elas tiveram uma grande contribuição de Roberto Burle Marx, um apaixonado por nossas flores e plantas tropicais.”, conta.
Ao final do curso, o aluno será capaz de confeccionar mudas por propagação vegetativa e cultivá-las em vasos, recipientes e canteiros, além de realizar o manejo da adubação e tratos culturais. Segundo Silvia, o aluno terá um leque amplo de atividades relacionadas à floricultura, podendo trabalhar com produção de mudas e flores para jardim, produção de flores de corte para arranjos florais, entre outras possibilidades.
As inscrições podem ser feitas diretamente na Fazenda Vira-mundo: Estrada do Brejal, nº 1.500 – Posse. Mais informações: @fazenda_vira_mundo