Faturamento líquido do setor avançou 18,6% em maio ante abril, diz Abimaq
O faturamento líquido total de vendas da indústria de máquinas e equipamentos em maio avançou 18,6% relativamente ao valor faturado em abril, informou nesta quarta-feira, 29, a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq). Isso equivale, em valores, a um montante de R$ 28,084 bilhões.
Na comparação com maio do ano passado, a expansão verificada no faturamento do setor foi de 3,6%, de acordo com a Abimaq.
O faturamento também registrou crescimento de 5,3% no comparativo dos últimos 12 meses encerrados em maio, mas no acumulado de janeiro a maio houve uma queda de 4,1%.
Consumo aparente
A planilha de desempenho da indústria de máquinas e equipamentos em maio mostra também uma expansão de 17,3% no consumo aparente destes ativos em relação a abril. O mesmo não aconteceu na comparação de maio deste ano com idêntico mês em 2021 e no acumulado do ano, onde se percebe recuos de 3,2% e 7,4%, respectivamente.
Já no acumulado dos últimos 12 meses encerrados em maio relativamente ao mesmo período encerrado em maio do ano passado, o consumo aparente de máquinas e equipamentos cresceu 3,4%. Denomina-se consumo aparente de um bem ao total da sua produção adicionada das importações e subtraída das exportações.
Balança
As exportações somaram em maio US$ 1,087 bilhão mostrando um avanço de 21% sobre as divisas reunidas com os embarques de abril, segundo informações da Abimaq.
Na comparação com maio do ano passado, o faturamento com exportações de máquinas e equipamentos cresceu 33,4%, avançou 31,7% na comparação do acumulado de janeiro maio deste ano com o mesmo período do ano passado e 41,5% no acumulado de 12 meses até maio.
As importações apresentaram em maio crescimento em todas as comparações, mas bem abaixo da expansão das exportações. Na comparação de maio com abril as compras do exterior de máquinas e equipamentos cresceram 15,1%, avançaram 7,9% no confronto de maio com o mesmo mês no ano passado, aumentaram 13,4% no acumulado do ano até maio e subiram 27% no acumulado de 12 meses.
Emprego
A indústria de máquinas e equipamentos chegou ao final de abril empregando 392,496 mil trabalhadores. Comparativamente a abril esse contingente representa um encolhimento de 0,2% no nível de emprego no setor. Mas quando se compara maio deste ano com o mesmo mês no ano passado, o que se verifica é um aumento de 6,4% no número de empregados nas fábricas de maquinas e equipamentos.
Os dados são da Abimaq, que também percebeu aumento de 8,9% no quadro de empregados no acumulado de janeiro a maio relativamente ao mesmo período no ano passado. Nos 12 meses encerrados em maio o número de empregados no setor aumentou 13,3%.
Nuci
O Nível de Utilização da Capacidade Instalada da Indústria de máquinas e equipamentos aumentou 0,6 ponto porcentual em maio em relação a abril, atingindo 77,4%, de acordo com a Abimaq.
Com o avanço de maio, o Nuci médio do setor fechou em 78,1%, mas 1,2 ponto porcentual abaixo do Nuci médio medido em maio do ano passado.
Carteira de pedidos
A carteira de pedidos do setor, medida em número de semanas para atendimento, apresentou leve queda, de 1,9%, em relação a abril e caiu 6% no confronto entre maio deste ano e o mesmo mês do ano passado.
No ano, a carteira de pedidos recuou 1,1%, mas se manteve ao nível de quase 12 semanas ou 3 meses, de atividades, mesma carteira de 2021.