Fase de testes da ligação Bingen- Quitandinha deve começar em janeiro de 2022
Está marcado para janeiro de 2022 o início da fase de testes para a ligação Bingen-Quitandinha. Nesta terça-feira (16), uma equipe da Companhia Petropolitana de Trânsito e Transporte (CPTrans), um técnico da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) estiveram no trecho onde serão feitas as intervenções. Segundo o governo interino, o termo de cooperação para as intervenções ainda não foi assinado com o governo federal, mas deve acontecer ainda neste ano.
De acordo com o governo interino, a fase de testes começa após a programação do Natal Imperial, que termina dia 09 de janeiro, e vai se estender por 90 dias. Segundo a CPTrans, será feito monitoramento 24 horas, com relatórios periódicos para avaliação. Os resultados da análise servirão de base para a decisão sobre a viabilidade da manutenção da rota após a fase experimental.
Ligação com pequenas intervenções e saída pelo Parque São Vicente
O projeto não terá grandes intervenções, como as que estavam previstas na obra de Nova Subida da Serra, iniciada pela Concer e paralisada desde 2016. A intervenção que será feita pelo município prevê alterações na sinalização e pequenas intervenções, fazendo a ligação entre as duas comunidades passando pelo bairro Amazonas e seguindo até o Parque São Vicente.
A CPTrans informou que deve ser criada uma faixa de aceleração na saída para a BR-040 a partir do Parque São Vicente, assim como a instalação de guard-rail no acesso ao trecho da ligação, na pista de descida da Serra, no km 81, no Bingen, um pedido feito pela ANTT durante a vistoria realizada nesta terça-feira.
Em agosto, a Câmara Municipal aprovou e o prefeito interino Hingo Hammes sancionou o projeto de lei que determina a municipalização do trecho da BR-040, do km 84 ao km 79, para que seja executada a ligação.