Fase das Profissões auxilia jovens durante a escolha da carreira
O que vou fazer quando terminar o ensino médio? Qual carreira seguir? Será que tenho vocação para atuar em alguma profissão específica? Esses são alguns dos questionamentos que assombram os jovens durante a etapa de escolher a profissão. Sendo um dos maiores desafios enfrentados pelos adolescentes, a Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) decidiu facilitar o entrosamento dos estudantes com a realidade da vida acadêmica, através do evento Fase das Profissões. A quarta edição, realizada na quinta-feira (05/09), contou com a participação de mais de 1.700 alunos de escolas públicas e privadas de Petrópolis, Três Rios e Macaé.
“Esse evento é um sucesso porque pretende mostrar aos alunos que estão nessa fase de escolha da profissão como ela se realiza no dia a dia de atuação. Aqui, é possível conhecer melhor as profissões e avaliar quais são os interesses específicos de cada um. Os jovens participam de um programa de orientação vocacional e também de uma experiência de como é a vida universitária. Os nossos alunos prepararam esse ambiente de acolhimento e recebem os estudantes do ensino médio. Cada curso oferecido na faculdade tem uma atividade especialmente elaborada para o jovem que ainda não escolheu a sua profissão”, destaca Maria Isabel de Sá Earp de Resende Chaves, supervisora geral da FMP/Fase.
Ao longo do dia, os participantes percorreram todo o Campus Parque da FMP/Fase e puderam conhecer a estrutura das salas de aula, auditórios, biblioteca e também os laboratórios, locais em que foram oferecidas diversas atividades práticas, orientações sobre carreiras e financiamentos estudantis, stands sobre os cursos oferecidos pela instituição, palestras e depoimentos dos próprios acadêmicos sobre a vida universitária. Inclusive, no bate-papo, os adolescentes tiraram dúvidas sobre esse universo ainda desconhecido por eles.
“Eu ainda estou indecisa. Não sei bem se devo cursar Artes Cênicas ou Psicologia. Por isso, decidi vir conhecer a faculdade e me encantei. Eu gosto de estudar as nossas reações e entender a mente humana. Como ainda tenho tempo para minha decisão final, vou me empenhar para descobrir exatamente a minha vocação profissional”, comenta Thaís Ferreira, aluna do 2º ano do ensino médio do Colégio Estadual Cândido Portinari.
Os jovens vivenciaram a experiência de ser “dentista” por um dia.
A influência da família e o desejo de ser uma pessoa bem-sucedida são avaliados pelos estudantes como pontos fundamentais na escolha de ingressar em um curso acadêmico. Para alguns, a escolha da profissão já está clara e os objetivos traçados, inclusive com foco na especialização.
“Eu escolhi Enfermagem porque gosto de cuidar das pessoas e quero me especializar em obstetrícia. É uma especialização que me identifico muito, pois acho muito interessante trazer uma pessoa à vida, participar de um nascimento é algo muito especial. Eu já havia me decidido pela profissão, mas vim no evento para conhecer a estrutura da faculdade e tirar algumas dúvidas sobre o meu ingresso no curso ano que vem”, destaca Vitória Dias, aluna do 3º ano do ICJ.
A diferença entre a escola e o ambiente acadêmico também é uma questão que deve ser avaliada pelos estudantes, já que em um curso de nível superior, a proposta é que o aluno tenha iniciativa de pesquisar e se aprofundar nos temas debatidos dentro de sala de aula e possa construir seus conhecimentos, na prática e na teoria. O curso de Radiologia, por exemplo, dentre todas as possibilidades de atuação, apresentou também a área de Radiologia Veterinária, inclusive com a participação da Tulipa, uma cadela da raça labrador que encantou os participantes. Já na área de Nutrição, os alimentos expostos e as orientações nutricionais, principalmente envolvendo o alto consumo de açúcar, foram um atrativo para os jovens.
Tulipa foi uma atração especial para os estudantes que descobriram os encantos da área de Radiologia Veterinária
“No ano passado, eu vim com a escola para participar desse evento. Confesso que ainda estava meio perdida, em dúvida sobre qual caminho seguir. Sempre quis algo relacionado à saúde, mas ainda não sabia bem o que era. Quando cheguei aqui e vi o ambiente estruturado e os alunos falando sobre Nutrição, me bateu um sentimento de pertencimento. Entendi que não era só prescrever dietas. A Nutrição é uma área muito ampla, afinal a nossa alimentação influencia diretamente na nossa qualidade de vida. Hoje, me sinto realizada de poder apresentar para os alunos do ensino médio o meu curso e proporcionar a experiência que tive nesse evento”, explica Amanda Moraes, aluna do 2º período de Nutrição da Fase.
Nessa 4ª edição, os estudantes também contaram com atividades práticas em uma dinâmica conhecida como Roda da Vida. Na ocasião, eram ofertados brindes da faculdade, descontos nos cursos oferecidos, além de um ambiente para fotos com as plaquinhas dos cursos favoritos. O curso de Odontologia esteve presente com novos cenários, montados em parceria com o Sesc.
A interação na Roda da Vida acabou sendo uma grande diversão para os jovens
“Essa troca com os alunos do ensino médio traz benefícios para ambas as partes, pois para apresentarmos o nosso curso, nós acadêmicos também precisamos pesquisar mais sobre as áreas de atuação profissional, abrindo espaço para responder as dúvidas. É muito gratificante ver o brilho nos olhos quando a gente consegue contagiar outras pessoas com a paixão que temos pela nossa área”, finaliza Raphaela Mendes, aluna do 3º período de Odontologia da FMP/Fase.
Outra novidade dessa edição foi a oportunidade que os jovens tiveram de conhecer o Centro de Simulação Realística da faculdade. No local, os estudantes vivenciaram os cenários em que os acadêmicos de Medicina e Enfermagem são envolvidos em situações de simulação de atendimento real, em diferentes casos, com robôs de alta tecnologia que apresentam reações humanas diante de um cenário de dor e fragilidade no atendimento, como se fosse em um hospital.
Vivenciar os atendimentos realizados no Centro de Simulação Realística encantou os estudantes
“O Centro de Simulação Realística funciona como um primeiro momento de aprendizado para os nossos alunos. É uma oportunidade para desenvolverem as habilidades, as atitudes e os conhecimentos que eles têm. Aqui dentro, eles fazem as simulações em diferentes cenários, pois os modelos são robotizados e é possível simular um atendimento real. Tudo é filmado e depois é discutido com os professores. São expostas todas as potencialidades e fragilidades do atendimento realizado. Assim, quando o aluno for para um cenário real de atendimento aos pacientes, saberá como agir diante de diferentes realidades que possam ser apresentadas”, ressalta Cláudia Vasconcelos, coordenadora do Centro de Simulação Realística da FMP/Fase.
Durante o evento Fase das Profissões também foi possível realizar a inscrição para os Vestibulares de Medicina, marcado para o dia 06 de outubro, e da Fase, agendado para o dia 20 de outubro, que contempla os cursos de Administração, Enfermagem, Licenciatura em Enfermagem, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Radiologia, Recursos Humanos e Gestão Pública. Outras informações podem ser obtidas no site www.fmpfase.edu.br.