• “Faraó do Bitcoin” e vereador de Búzios são denunciados pelo MPRJ por lavagem de dinheiro

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 19/08/2022 09:18
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    O Ministério Público do Rio de Janeiro, através do Grupo de Atuação Especializada de Combate ao Crime Organizado, realiza, na manhã desta sexta-feira (19), a operação Cryptolavagem, para o cumprimento de mandados de busca e apreensão expedidos pela 1ª Vara Especializada do Tribunal de Justiça do Rio. São alvos dos mandados o vereador de Búzios, Lorram Gomes da Silveira; Glaidson Acácio dos Santos, conhecido como “Faraó do Bitcoin”; e Carlos Alexandre da Silva, pelo crime de lavagem de dinheiro.

    De acordo com as investigações, Lorram é acusado de ocultar a origem ilícita de valores provenientes da venda de alvarás no município de Búzios com investimentos em criptoativos, intermediados por Carlos Alexandre e Glaidson Acácio dos Santos.

    A operação Cryptolavagem é um desdobramento da Operação Plastografos – fase II, desencadeada pelo GAECO/MPRJ em abril de 2021, e que desarticulou uma quadrilha liderada pelo vereador e outros servidores da Prefeitura. Na época, Lorram já havia sido acusado de ter promovido, constituído, financiado e integrado organização criminosa dedicada à prática dos delitos de corrupção passiva, uso de documento falso e estelionato, envolvendo a emissão de alvarás no município da Região dos Lagos. Lorram está em seu terceiro mandato como vereador do município de Búzios, função que ocupou também entre 2009 e 2016.

    Ele também exerceu o cargo em comissão de chefe de Gabinete do então prefeito André Granado, entre novembro de 2018 e maio de 2019, período em que foram praticados os delitos apontados pelo MPRJ. A 1ª Vara Especializada determinou o afastamento de Lorram das funções públicas.

    Últimas