• Fânegas de riso

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 18/12/2017 13:05

    “Uma jovem rebelde e muito liberal entra num bar, completamente nua. Para em frente do barman e diz: – Dê-me uma cerveja bem gelada! O barman fica a olhar para ela sem se mexer. – O que é que se passa? – diz ela- Nunca viu uma mulher nua? – Muitas vezes! E então, está olhando para onde? Quero ver de onde é que vai tirar o dinheiro para pagar a cerveja!” Esse é o riso provocado. Significado de fânegas: plural de fânega. O mesmo que fanga. 

    Uma fânega ou fanga equivale a 100 quilogramas. A paz, a alegria e a espiritualidade foram as notas dominantes da homilia que o Papa Francisco pronunciou durante uma missa a que presidiu na Casa de Santa Marta, no Vaticano. “Pensamos sempre em Jesus quando pregava, quando curava, quando caminhava, andava pelas estradas, também durante a Última Ceia… Mas não estamos tão habituados a pensar em Jesus sorridente, alegre”, disse Francisco, citado pela Rádio Vaticano. A relação entre a espiritualidade e a alegria foi também realçada pelo papa, quando realçou que Jesus “estava cheio de alegria”, fundada na intimidade com o Pai: “É a sua alegria interna, a sua alegria interior que Ele nos dá. Esta alegria é a verdadeira paz: não é uma paz estática, quieta, tranquila, porque a paz cristã é uma paz alegre, porque o nosso Senhor é alegre, como se comprova quando fala do Pai: “Ama tanto o Pai que não pode falar do Pai sem alegria. Cristo quis que a Igreja fosse também alegre: Não se pode pensar uma Igreja sem alegria, e a alegria da Igreja é precisamente isto: anunciar o nome de Jesus.” Certa vez, Buda ouviu um miado próximo ao lago de lótus da Terra Pura, onde os lótus florescem com uma indescritível beleza. Dirigiu sua atenção ao lago para ver de perto aquele que lhe dedicava tão devotado miado. 

    Viu um gato preto, que de tão preto, mais se  destacavam os olhos verdes brilhantes como as esmeraldas da Terra Pura. – Por que mias? – Minha dona vivia ralhando comigo, afirmando que eu jamais adentraria Vossa Terra Pura, por ter matado tantos pássaros. E que sendo a Terra Pura habitada por pássaros sagrados, eu não poderia sequer chegar perto… e agora me vejo diante de tua presença, e renascido em Vossa Terra Pura, mas não sou digno… Ouvindo o relato do gato, o Senhor da Terra Pura, observando os nervosos bigodes do gato preto, responde-lhe: – Como podes ver, apesar de tudo que fizestes em vida, por fim, adentrastes a minha Terra Pura. Ora, fostes um gato e como gato vivestes plenamente a vida. Sendo para mim, o suficiente. O Karma de nascer como um gato, é viver como um gato e com a natureza do gato”. Surpreso e feliz por não ter sido admitido na Terra Pura por engano, o gato preto saltita contente de volta ao lago de lótus. Quando o Buda volta a ouvir o gato, não consegue deixar de sorrir. 

    Um sorriso misericordioso. – Rev. Sayuri Tyô-Jun. Esse é o riso espiritual. “O riso e o sorriso podem ser abordados em diferentes aspectos. Recentemente descobriu-se que uma região específica do cérebro está envolvida com o humor: o lobo frontal direito. Por que rimos? Por que as cócegas produzem risos? Por que fazer cócegas em nós mesmos não provoca risos? Nós nascemos pré-programados com um mecanismo para rirmos com os outros. Cócegas produzem risos e ambos evoluíram para permitir que nos identifiquemos com aqueles à nossa volta. E das cócegas e do riso se desenvolve o comportamento mais social de todos: a brincadeira.” – Silvia Cardoso. Esse é o riso físico. Seja qual for a origem, sorria sempre. Em momentos de alegria, compartilhe. Em momentos de tristeza, amenize. Em momentos de preocupação, relaxe. Em momentos de ódio, perdoe. Em momentos de ignorância, tenha compaixão.

    achugueney@gmail.com


    Últimas