• Família de judoca faz campanha para arcar com os custos de competição na Holanda

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • Competição será em abril deste ano

    24/02/2023 14:45
    Por Helen Salgado

    O judoca Matheus Domingues Moreira, mais conhecido como Matheus judoca especial, tem 18 anos e já é um grande vencedor. O atleta participará da 23º Edição do Torneio em Beverwijk, na Holanda, da Special Needs Judo Fundation e Special Needs World Judo Games, que acontece de 14 a 16 de abril deste ano – competições especializadas em atletas com deficiências. Para conseguir arcar com os custos da viagem, a família está fazendo uma campanha para vender cordas de pular da Vollo Sports.

    Leia também: Atleta petropolitano faz campanha para participar de campeonatos de judô

    Foto: Reprodução Redes Sociais

    André Moreira é pai de Matheus e conta que a família está sempre no Parque Municipal de Itaipava aos fins de semana para divulgar as redes sociais do Matheus e vender a corda de pular para custear as despesas da viagem.

    “Estamos negociando com um patrocinador as passagens, mas, mesmo assim, teremos um custo alto de acomodação, translado e alimentação no período da competição.”, explica o pai.

    Devido às chuvas, a família tem percebido um número baixo de pessoas no parque e, por isso, as vendas estão fracas. André conta que, para participar da competição, é necessário cerca de R$ 20 mil.

    Como ajudar?

    A principal forma de ajudar Matheus é adquirindo a corda de pular que custa R$ 25. Para comprar, basta entrar em contato com os números (24) 98869-1208 ou (24) 98869-0812. O pix é o CPF 125.169.337-70.

    Também neste fim de semana, a família estará no no Parque Municipal de Itaipava das 9h às 16h.

    É possível saber mais sobre a campanha e o dia a dia do Matheus através do Instagram do atleta.

    História

    Matheus é filiado a Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro (FJERJ) e prova que vencer desafios é uma questão de força de vontade e de muito incentivo.

    Ainda bebê, Matheus foi diagnosticado com uma válvula do coração que não se fechou sozinha e necessitaria de uma intervenção cirúrgica feita em abril de 2006. Depois disso, começaram as sessões de fisioterapia e, após um tempo, iniciou-se a pratica esportiva em sua vida na natação.

    Antes de embarcar no judô, o atleta também chegou a fazer aulas de futebol, esporte pelo qual é apaixonado e torcedor do Fluminense e Barcelona. Porém, a experiência no futebol foi desastrosa porque Matheus não conseguiu se desenvolver por conta de preconceito de alunos e pais.

    Foi neste momento que percebeu seu interesse pelo judô porque via os irmãos mais velhos falando da luta em casa. E ao testar o esporte, ele se adaptou muito rápido e foi muito bem recebido por todos. Matheus começou a praticar o judô aos oito anos. Sua estreia em competições oficiais foi na 1° Etapa do Judô para Todos no Rio de Janeiro – Troféu Breno Viola em 15 de junho de 2014. Desde lá, o atleta vem se destacando em mais de 40 competições em municípios dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Santa Catarina além da 20° Edição do torneio em Beverwijk na Holanda em 2018.

    Últimas