• Faltando um dia para o início do Natal Imperial, evento ainda não tem a definição da empresa responsável pela programação

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 29/11/2023 11:28
    Por Maria Julia Souza

    Faltando apenas um dia para o início do Natal Imperial, que começa nesta quinta-feira (30), o evento ainda não tem a definição da empresa que ficará responsável pela captação de recursos para sua programação, já que a única interessada na licitação, realizada nesta terça-feira (28), foi considerada inabilitada para realizar os serviços. Essa foi a terceira vez que a Prefeitura de Petrópolis tentou realizar o certame. Além da edição deste ano, a empresa também ficaria responsável pelo Natal Imperial de 2024.

    Na primeira tentativa, realizada em outubro, nenhuma empresa compareceu ao certame. Já na segunda, realizada no início deste mês, três interessadas apresentaram propostas, no entanto, problemas nas documentações impediram que o acerto fosse concretizado, mesma situação que ocorreu nesta última tentativa.

    Segundo a ata da sessão, a empresa apresentou apenas a Certidão da Dívida Ativa Municipal e somente o protocolo da Certidão de ISS, “ou seja, apresentou a escrituração contábil sem o Termo de Abertura e Encerramento e sem a prova de registro na Junta Comercial ou Cartório de Pessoa Jurídica”, informou o documento.

    A empresa agora tem oito dias para apresentar a nova documentação. Entretanto, caso seja considerada habilitada, ela não cumprirá os prazos especificados no edital, uma vez que o documento aponta que todas as estruturas, incluindo palcos, tendas, camarins, catering, banheiros químicos e sonorização, deveriam estar instaladas com antecedência de cinco dias para a abertura do evento.

    De acordo com o edital, também é de responsabilidade da empresa, a contratação de equipes especializadas em produção artística para controle e direção do evento, além de contratar serviço de segurança patrimonial. Também está inclusa a instalação e desmontagem de todos os espaços, firmar contratos com artistas, atrações e grupo, além de arcar com pagamentos de apresentações, taxas, cachês, hospedagens, transporte, entre outros.

    O que se sabe sobre a programação do Natal Imperial, até o momento

    Com início nesta quinta-feira (30) e término no dia 7 de janeiro de 2024, pouco se sabe sobre a programação e as atrações do Natal Imperial, até o momento.

    Segundo a governo municipal, uma fanfarra saindo da Praça Dom Pedro em direção à Praça da Liberdade irá abrir a programação, às 18h. Na sequência, a partir das 19h, acontece o acendimento das luzes e, logo após, o show com a cantora Zizi Possi. Ainda de acordo com a Prefeitura, o Palácio de Cristal e a Praça da Liberdade, palcos principais do evento, terão apresentações culturais.

    A programação também inclui a chegada do Papai Noel, a Caravana da Coca-Cola, que acontece neste domingo (03), aulão de esporte, bailes, oficinas e corais. Além das atrações culturais, as barracas para o evento foram instaladas e a iluminação natalina, segundo a Prefeitura, está contemplando todo o Centro da cidade.

    Na edição deste ano, não haverá o tradicional Túnel de Luz na Rua 16 de Março, atração que sempre foi sucesso nas edições anteriores do evento. A justificativa é que o túnel atrapalha o fluxo e veículos de maior porte, que passam pelo local. Além disso, a tradicional árvore de natal, na Praça da Liberdade, também teve mudanças, com mais uma redução em seu tamanho, fato que já vinha sendo observado em anos anteriores. Inicialmente, a árvore tinha 30 metros de altura, depois passou para 25 e, neste ano, possui 15 metros.

    Últimas