• Falta de recursos põe em risco expansão da UFF

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 29/11/2017 13:46

    Representantes dos campus da Universidade Federal Fluminente (UFF) se reuniram nesta terça-feira (28) em Brasília para apresentar, junto de outras instituições que dependem de recursos federais, as demandas e projetos de expansão de cada unidade. As informações foram repassadas à Comissão de Educação da Câmara dos Deputados. O campus de Petrópolis da UFF, que oferece o curso de Engenharia de Produção, não ficou de fora da lista de pleitos. 

    Segundo a diretora da escola de Engenharia de Petrópolis da UFF, Marcelle de Sá Guimarães, atualmente a principal necessidade do campus do município é a contratação de corpo docente e de técnicos administrativos. Isso porque, com o projeto de expansão da instituição na cidade, há necessidade de novos profissionais. Para que isso seja possível, é preciso que o Ministério da Educação autorize a abertura de vagas, mas os cortes de investimentos nas universidades federais em geral tem dificultado o dia a dia das unidades. 

    “A verba que recebemos este ano é muito inferior à de 2016! Sabemos que essa é uma situação que afeta todas as universidades federais, mas torcemos e buscamos incansavelmente o retorno desses investimentos. Sem eles não conseguimos realizar contratação de novos profissionais, assim como reformar os prédios onde a UFF funciona, muito menos trabalhar em projetos de ampliação do curso de Engenharia. Já estamos com um levantamento cujo objetivo é identificar quais outros cursos de formação e pós-graduação em Engenharia são necessários em Petrópolis. Por enquanto são dados iniciais que, mesmo lapidados num futuro, exigiriam recursos. A verba é essencial para colocar o planejamento em prática”, explicou. 

    A UFF de Petrópolis, inaugurada em 2015, conta atualmente com cerca de 200 alunos, mas, até 2020, a expectativa é que existam ao menos 500 estudantes, por isso a necessidade de mais pessoal. Além disso, mesmo após receber apoio do governo municipal, a verba federal faz falta. “Já existem problemas estruturais, como infiltrações no prédio, que precisam ser consertadas. Para isso é necessário dinheiro!”, ressaltou a diretora. Atualmente a UFF possui 11 campi da universidade instalados em oito municípios do Estado do Rio.


    Últimas