• Falta de carteiros gera atrasos de até 15 dias no recebimento de correspondências

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  • 01/08/2018 11:45

    Quem depende do serviço de entrega dos Correios na cidade, está tendo que ser criativo, e procurar outras alternativas para conseguir receber suas correspondências em dia. Os atrasos na entrega, e em muitos casos, a correspondência que nunca chega, já são rotina na vida dos petropolitanos. O Sindicato dos Trabalhadores da Empresa Brasileira de Correios Telégrafos e Similares do Rio de Janeiro (Sintect-RJ) vem notificando a empresa desde o ano passado, mas até agora nenhuma solução foi apresentada.

    Com o baixo efetivo de funcionários, os 78 carteiros que atendem todos os bairros da cidade ficam sobrecarregados e não conseguem atender a todas as localidades dentro do plano DDA (distribuição domiciliar alternada). Com menos carteiros, o plano prevê a distribuição dos distritos de forma que todas as localidades sejam atendidas em dias alternados.

    Segundo o secretário do Sintect -RJ do interior do estado do Rio de Janeiro, Leônidas Santos, através do PDI (pedido de demissão incentivada), cerca de 40 carteiros foram demitidos.

    Com menos pessoal, cada distrito que ficou sem um carteiro deveria entrar na rota de outros três carteiros. Mas segundo Leônidas, não é o que tem acontecido. Os distritos sem carteiro estão sendo incorporados a outros e um único carteiro tem que atender mais de uma localidade. O que gera atrasos de até 15 dias em alguns bairros. 

    E quem sofre com isso é a população, quem não tem outras alternativas para receber a correspondência, faz como pode para não pagar os boletos em atraso. O morador do Quitandinha, Norival Fraga da Ponte abriu uma Caixa Postal na agência Central dos Correios, segundo ele, essa foi a alternativa que encontrou para não ter mais prejuízos com as entregas. “Minha casa tem acesso fácil, mas não chega nenhuma correspondência. Por isso, no início deste ano resolvi abrir uma caixa postal para mim. As cartas chegam aqui, mas não chegam na minha casa”, contou Norival.

    A comerciante Fátima Sgro, contou que já se sente desanimada com o serviço. “Há três meses não recebo o boleto do meu plano da Amil. Moro no Centro da cidade, próximo aos Correios e nem assim chega. E como a gente faz? Fica com o nome sujo, ficamos inadimplentes porque não tenho como pagar se o boleto não chega. E o pior é que pagamos pela postagem, pagamos e não usufruímos do serviço”, lamentou. 

    Segundo o secretário do Sintect, para que o serviço atenda toda a população devem ser contratados, pelo menos, 40 carteiros. “Notificamos os Correios desde o ano passado, pedimos a realização de um concurso, houve uma promessa, mas até agora não aconteceu. O problema é em todo o Estado do Rio. Aqui, foram feitas notificações sobre diversos problemas como: as condições de trabalho dos funcionários e higiene e limpeza. No CDD Itaipava, a notificação foi referente uma infestação de pombos, que está oferecendo risco de doenças ao trabalhador”, disse. 

    Os Correios foi consultado na última semana sobre os atrasos nas entregas das correspondências, e ontem novamente sobre o baixo efetivo de funcionários. E informou que não estão ocorrendo demissões, e não há previsão de realização de novo concurso público. Sobre o atraso nas entregas, informou em nota que está sendo implantado o serviço de DDA, que realiza a entrega em dias alternados durante a semana. No momento, está sendo otimizado o processo e o efetivo sendo redimensionado, visando a melhoria do serviço.



      

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