• Falha no sistema de agendamento da vacina, faz idosos acima de 85 anos irem para fila do drive thru neste sábado

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 20/02/2021 16:21
    Por Luana Motta

    A vacinação para pessoas com mais de 85 anos é só a partir da próxima quarta-feira, dia 24, mas uma falha no sistema de agendamento no site da prefeitura causou confusão. Idosos se dirigiram ao ponto de vacinação no drive thru montado na Universidade Católica de Petrópolis (UCP), no Centro, na manhã deste sábado (20) e, claro, não conseguiram se vacinar. A Secretaria Municipal de Saúde informou que o problema no sistema já foi corrigido, e a vacinação está confirmada para a próxima quarta-feira.

    Nesta sexta-feira(19), quem acessava o site da prefeitura para fazer o agendamento conseguia concluí-lo sem maiores problemas. Mas era informado que a data para vacinação do público com idade entre 85 e 89 anos, era neste sábado. Alguns idosos relataram à Tribuna que ao chegar no ponto de vacinação montado no pátio da UCP, no Centro, foram informados que não poderiam receber a dose. A instabilidade no sistema da prefeitura durou até a manhã deste sábado. Outro idoso relatou que tentou fazer o agendamento nesta manhã, mas não conseguiu. Após muitas tentativas já no início da tarde, foi possível agendar com data para o dia 24.

    No site da Prefeitura aparecia a informação de que a vacinação para idosos com mais de 85 anos seria realizada neste sábado. (Foto: Divulgação)

    A Secretaria de Saúde informou que nas primeiras horas da manhã  foi feito o ajuste no sistema de agendamento para vacinação de pessoas com mais de 85 a partir da próxima quarta-feira. Uma falha no sistema  fez com que, em alguns casos, idosos de 85 a 89 anos recebessem, no início do cadastro, a informação correta, de que a vacinação começaria no dia 24, mas, no fim do cadastro, informação de agendamento para este sábado (20). Com o ajuste, os agendamentos foram corrigidos, ficando a vacinação deste público confirmada para quarta-feira.

    Saiba como fazer o cadastro no site da prefeitura:

    Para fazer o cadastro basta entrar na página da prefeitura na internet, clicar no banner da vacinação, que aparece no destaque do site – é importante estar atento a opção de cadastramento. A partir daí, é só seguir o passo a passo. Vale lembrar que há uma página para cadastramento de idosos com mais de 90 anos e outra para o cadastramento de idosos com 85 a 89 anos. 

    É importante destacar ainda que os dois postos de vacinação que funcionam atualmente (UCP da Rua Benjamin Constant, no Centro, e Parque Municipal, em Itaipava) estarão abertos na segunda e na terça-feira para vacinação apenas de pessoas com 90 anos ou mais. A vacinação de pessoas a partir de 85 anos começa na quarta-feira, com opção de quatro pontos de vacinação (além da UCP da Rua Benjamin Constant, no Centro, e Parque Municipal, em Itaipava, há também as UBSs do Quitandinha e Itamarati).

    Últimas