• “Fale-me de Petrópolis” será nesta quinta (27), na Biblioteca do Museu Imperial

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • O evento, aberto ao público, acontecerá na Biblioteca do Museu Imperial

    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    Nesta quinta-feira (27), às 14h30, o Museu Imperial promoverá mais uma edição do “Fale-me de Petrópolis”, evento gratuito e sem necessidade de agendamento ou inscrição. Desta vez, a convidada será Alessandra Bettencourt Figueiredo Fraguas, com o tema “A Petrópolis do Museu Imperial: uma abordagem dos anos 1930 e 1940”.

    Foto: Divulgação

    Seguindo a proposta do evento, haverá uma conversa norteada pelo tema relacionado à história e ao passado de Petrópolis. Excepcionalmente neste encontro, a convidada conduzirá os participantes em uma visita técnica à exposição em cartaz.

    O “Fale-me de Petrópolis” integra parte da missão do Museu Imperial, a de pesquisar e comunicar a memória e a história da cidade de Petrópolis. O evento está em sua 38ª edição, recebendo pessoas que, ao longo de um bate-papo, resgatam as memórias da cidade. O nome do projeto surgiu de uma frase do Imperador D. Pedro II que, durante o período de exílio, enviava cartas aos amigos e pedia notícias sobre a cidade que tanto amava.   

    Foto: Marco Oddone


    Sobre a convidada

    Alessandra Bettencourt Figueiredo Fraguas é Doutoranda e Mestre em História Política pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGH-UERJ). Graduada em Ciências Sociais (IFCS/UFRJ) e em História (UCP). É responsável pela Área de Pesquisa do Museu Imperial, instituição onde trabalha desde 2008; editora do “Anuário do Museu Imperial-nova fase”, além de Associada Titular do Instituto Histórico de Petrópolis (IHP). 

    Últimas