• Fake news e perfis falsos: uma praga que assola em Petrópolis

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 09/06/2020 00:01

    Fake news 1

    O marqueteiro Marcos Aurélio Carvalho, um dos donos da AM4, foi peça-chave na campanha presidencial de Jair Bolsonaro em 2018. Depois de meses de silêncio escreveu um artigo sobre política e robôs que espalham as fake news. Segundo ele, a “vacina” contra essa disseminação é “trolar” os fakes expondo suas contradições e falhas.

    Fake news 2 

    Falamos nisso para colocar o assunto em âmbito municipal: neste final de semana um Partisans, de Petrópolis, recebeu nada menos do que oito pedidos de amizade pelo Facebook. Todos perfis falsos e com motivação política (municipal, é bom frisar). Se preparem: até a eleição vai ser dose. 

    Abalou geral

    Foi o deputado federal Daniel Silveira anunciar que testou positivo para Covid-19 que quebrou a internet. E a galera não perdoou: foi idiotizado pelo vírus, disse muita gente sobre a frase de Silveira que opinou que o vírus causou a idiotização das pessoas. 

    A jornalista Fátima Medeiros é a diretora de conteúdo da FASE TV, canal educativo da FMP/Fase.

    Covid-19

    A gente nem ia observar isso – porque podem dizer que é implicância nossa – mas os números não são bons para o prefeito Bernardo Rossi. Na Mosela, bairro onde ele mora hoje, o aumento do número de infectados pela Covid-19 é de 72% e em Nogueira, onde ele passou a infância, de 10 pulou para 17 casos em uma semana. 

    Subnotificação

    Enquanto estados dão início aos seus planos de retomada de atividades e até divulgam queda na ocupação de leitos, especialistas alertam para uma estatística que pode sugerir subnotificação de mortes por Covid-19: os óbitos domiciliares. No Rio, este ano, são 6.162 pessoas que morreram em casa. No mesmo período analisado, em 2019, foram 4.508 mortes, um aumento de 36%. 

    Mais novos

    Com 746 casos confirmados, Petrópolis registrava sexta-feira uma taxa de letalidade de 9,2% – número 68% maior que a média nacional,  de 5,5%, de acordo com o Ministério da Saúde. O município tinha na sexta-feira 69 mortes confirmadas e quatro óbitos ainda em investigação, o que pode fazer com que a taxa de letalidade aumente ainda mais. Outro dado que chama atenção é que 30% dos óbitos são de pessoas entre 30 e 59 anos.

    Nova data

    O ministro Luís Roberto Barroso, novo presidente do Tribunal Superior Eleitoral, disse que até o final deste mês  a Justiça Eleitoral e o Congresso Nacional vão bater o martelo sobre as novas datas para as eleições municipais. Mas, ainda tem chance de o pleito ser mantido para outubro. Se for assim será uma correria nos partidos. Tá tudo muito atrasado. 

    Consignados

    Da série “então o Rubinho tinha razão?”. A prática criticada pela gestão Rossi na campanha eleitoral continua acontecendo: o desconto do empréstimo consignado dos servidores em folha, valores não repassados às instituições financeiras. Aí o servidor recebe cartas dos bancos anunciando que seus nomes irão para o SPC. A Prefeitura deve à Caixa R$ 2,4 milhões de repasse de consignados.

    Saudades de uma praia né, minha filha? A foto não é de Petrópolis hoje, mas de um lugar que é nossa segunda casa: “Perópolis”, em Cabo Frio, registro de José Renato Lisboa Cordeiro. 

    Lotação

    A CPTrans anunciou que vai emitir uma nota técnica que vai estabelecer quantidade de ônibus em circulação e, principalmente, a lotação. Isto tudo em função da flexibilização de comércio e serviços a partir do dia 15. Difícil é fazer cumprir o determinado.  A média anual de multas às empresas – por outras infrações – é de 1,4 mil anotações.  

    Transparência

    A Câmara de Vereadores aprovou, em primeira discussão, um projeto de Lei, de Gilda Beatriz, que prevê a publicação, no portal da transparência, da relação de contratados por Recibo de Pagamento Autônomo, os famosos RPAs. Devem contar nesta lista informações em relação à data de contratação, o cargo de atuação e a remuneração dos profissionais.

    Em Dia com a Saúde

    O canal Educativo da Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) está oferecendo uma série especial de reportagens, com mais de 50 episódios, sobre o novo Coronavírus. O programa Em Dia com a Saúde pode ser visto no canal da FASE TV no YouTube e também pelo canal 24 da TechCable.

     

     

     

    Últimas