• Faetec dispõe de Biblioteca Virtual com mais de 16 mil obras para acesso gratuito de alunos e professores da Rede

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 14/08/2023 17:26
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), possui uma biblioteca virtual gratuita, que conta com milhares de obras didáticas e literárias. Os livros digitais podem ser acessados por docentes e alunos das escolas de Ensino Médio, Faculdades de Educação Tecnológica e dos institutos de Educação Superior vinculados à Rede. A plataforma já conta com mais de 13.900 usuários ativos e quase 7.300 obras acessadas por mês.

    O projeto é uma parceria entre a Fundação e a Pearson, empresa de aprendizagem que objetiva criar recursos educacionais no meio digital. Todos os títulos são oriundos de editoras parceiras da Pearson. Hoje, o acervo conta com mais de 16 mil obras que podem ser acessadas pelo site bvirtual.com.br ou pelo aplicativo “Biblioteca Virtual By Pearson”, disponível para os sistemas operacionais Android e iOS.

    Os alunos e professores aptos a usarem a plataforma, devem utilizar o e-mail institucional para o acesso. Aqueles que ainda não o possuem deverão procurar a secretaria de sua unidade para a solicitação. A plataforma disponibiliza os livros nos formatos PDF e EPUB, que podem também ser lidos em modo off-line em dispositivos móveis.

    Com o recurso de leitor de tela, a biblioteca virtual garante acessibilidade àqueles que possuem deficiência visual ou baixa visão. Além do mais, são disponibilizadas ao usuário funções de interação, como métricas de leitura, marcações, listas, notas, destaque de favoritos e pesquisas por categorias. Também é possível fazer sugestões à plataforma.

    Últimas