Faça você mesmo: customize roupas e crie suas próprias fantasias de Carnaval
Não é de hoje que o termo DIY – faça você mesmo na tradução para o português – é bem escutado. Isso ocorre porque cada vez mais são estimuladas formas de se economizar dinheiro, e agredir menos o meio ambiente, através do consumo consciente. Uma maneira de colocar isso em prática é renovar o guarda roupas customizando peças. Isso vale para o Carnaval também! Ou seja, para que gastar dinheiro se é possível fazer as próprias fantasias sem sair de casa?
A blogueira petropolitana Helouise Mayworm é uma das adeptas da técnica, e tem arrasado na folia com as ideias de customização. Uma delas trata-se da confecção de ombreiras super estilosas, que são práticas de fazer e transformam o look. Para produzi-las, basta ter em mãos dois pacotes de fitas com 10 unidades, régua, caneta, tesoura, cola quente, EVA, grampeador da cor do EVA e elástico.
“Quem nunca ficou com pena de se desfazer de uma roupa que gostava muito mas já estava gasta? Pois é, essas dicas são ótimas para quem deseja reaproveitar peças e economizar. Afinal, nem todos desejam gastar com as fantasias de Carnaval, mas isso não quer dizer que não queremos continuar arrasando né?”, disse a blogueira.
Para conseguir reaproveitar de outras formas as peças ou enfeitá-las para a folia, a dica é investir, por exemplo, em camisas básicas que estão esquecidas dentro do seu guarda-roupa, e usar cola instantânea para colocar algumas pedras decorativas de base reta. Se elas tiverem furinhos é possível ainda costurá-las na peça.
Outro toque legal são as pérolas, que também podem ser bordadas ou aplicadas com cola, caso tenham a base reta. As calças, shorts, saias e jaquetas jeans também podem ganhar pedras e pérolas. Já as calças rasgadas e desfiadas dão um ar despojado e são muito simples de fazer.
Já com uma pegada bem carnavalesca e cheia de brilhos, a ideia é investir nas lantejoulas. Elas podem ser aplicadas com cola, ou podem ser costuradas. Uma outra forma para customizar as peças é usando tinta de tecido. É possível criar inúmeros desenhos para que uma peça lisa fique estampada.