• Exposição “Transfigurações” será aberta ao público em Itaipava

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 14/07/2021 13:27
    Por Redação/ Tribuna de Petrópolis

    A exposição “Transfigurações”, que expõe imagens do fotógrafo Mario de Aratanha, será aberta ao público no dia 17 de julho, na galeria cultural do Shopping Estação Itaipava.

    Ao longo da carreira, Mario de Aratanha atuou como produtor, diretor e editor de música e vídeo, área em que se destacou sendo reconhecido com dois Latin Grammy e mais de 20 outros prêmios de música no Brasil e no exterior.

    A paixão pela fotografia, ele conta que vem de família e, embora tenha se dedicado a outras áreas durante a carreira, retomou a paixão pelos cliques há mais de dez anos.

    Sobre a exposição Transfigurações, Mario diz que é resultado de sua trajetória, já que durante toda a vida cultivou um múltiplo olhar, manifesto em suas várias formas de se expressar.

    Para o artista, a fotografia tradicional pressupõe o figurativo e, ao ser transfigurada, torna-se arte.

    “Liberta-se de sua própria forma. Seus pixels viram pinceladas. Suas linhas, cores e texturas são gestos do criador. São seu olhar, sua alma. O fotógrafo não mais só enquadra e clica. Passa a ter um infinito repertório de possibilidades. Intervem radicalmente no original, com a palheta da evolução digital, trazendo novas visões estéticas”, diz Mario de Aratanha.

    A exposição na galeria cultural do Shopping Estação Itaipava também vai contar com uma TV passando em slideshow, o ensaio em preto e branco que Mario fez para o novo livro de Sonia Hirsch – Velhas Amigas, que será lançado ainda neste ano.

    Ao todo, são 21 fotos que fazem parte da mostra, sendo nove que já faziam parte do acervo do fotógrafo e outras 12 que foram feitas durante a pandemia.

    A exposição Transfigurações fica aberta ao público até o dia 15 de agosto. A visitação segue todas as medidas de segurança contra covid-19 e pode ser feita de quarta a domingo, das 13h às 19h.

    Últimas