• Exposição “Planeta Sustentável”, de Camilo Moreira, destaca a relação entre tecnologia e meio ambiente

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • Por Aghata Paredes

    Há mais de 10 anos, Camilo Moreira, nascido em São Conrado, Rio de Janeiro, transforma componentes eletrônicos, circuitos e peças que seriam descartadas em instalações e obras de arte, oferecendo ao público uma visão única sobre a relação entre tecnologia e meio ambiente. Parte de seu trabalho está disponível na Galeria Cultural do Shopping Estação Itaipava por meio da exposição “Planeta Sustentável”. 

    O destaque das obras do artista está não só em sua habilidade ímpar de transformar esses componentes eletrônicos em verdadeiras obras de arte, mas também na complexidade e no tempo dedicado a algumas dessas peças, como um robô composto por teclas de computador e fios de diversos tipos. “Algumas dessas obras levaram seis meses para serem finalizadas, aguardando o momento certo de serem apresentadas ao público. Outras eu já tinha no atelier.”, explica Camilo Moreira. 

    O reaproveitamento de materiais é uma marca registrada de Camilo Moreira. Sacolas plásticas semi-derretidas são utilizadas como pintura, substituindo a tinta por cores provenientes das próprias sacolas. Cidades ganham forma através de placas de celular cortadas, transformando-se em instalações que atraem tanto crianças quanto adultos. “O robô e as cidades fazem o maior sucesso, cativando o público por horas a fio.”, conta. 

    O artista, que encontra inspiração em figuras como Paulo Campinho, Cesar Henriques, Vik Muniz e Zé Filho, também utiliza colagens para criar pequenas casas em pedras e tijolos, dando origem a paisagens urbanas e comunidades.

    Compromisso com a educação ambiental

    A trajetória do artista, que mora em Petrópolis há mais de uma década, é marcada por um compromisso com a educação e sensibilização ambiental. Esse engajamento culminou no reconhecimento do artista com o Prêmio Guerra-Peixe em 2017. Realizando workshops em escolas e espaços culturais, como o Colégio Pedra da Gávea, o Museu do Pontal e o Centro de Cultura Raul de Leoni, além da Galeria do Shopping Estação Itaipava, o artista busca transmitir sua paixão e conhecimento para as novas gerações. “Quero que os jovens aprendam que é preciso dar continuidade para tirar o lixo das ruas.”, relata. 

    Foto: Arquivo Pessoal

    A exposição “Planeta Sustentável” pode ser visitada pelo público até 31 de março, de quarta a domingo, das 13h às 18h, na Galeria Cultural do Shopping Estação Itaipava (Estr. União e Indústria, 11000 – Itaipava). A visitação é gratuita.

    Últimas