• Exposição “Petrópolis em Miniaturas” destaca a riqueza histórica e arquitetônica de Petrópolis

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • Por Aghata Paredes

    Os corredores do Shopping Pátio Petrópolis receberão nesta quarta-feira (27), a exposição “Petrópolis em Miniaturas – Maquetes do Patrimônio Edificado Avenida Koeler”, que ficará em cartaz somente até o dia 31 de março. Organizada pelos alunos do 4º período da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e da Escola Superior de Desenho Industrial (ESDI), a exposição destaca a importância histórica e arquitetônica de Petrópolis. A visitação é gratuita.

    As maquetes, desde escolas e museus até igrejas e órgãos públicos, não apenas reproduzem fielmente as edificações, mas também servem como uma ferramenta educacional valiosa para compreender e valorizar o legado cultural da cidade.  

    “A proposta é educar para a preservação do patrimônio, investigando as paisagens urbanas de Petrópolis, indo além dos prédios emblemáticos e valorizando também as casas menores. Busca-se sensibilizar e estimular um olhar mais generoso e compreensivo sobre a importância desse patrimônio, utilizando técnicas como desenho livre, desenho técnico e maquetes. O objetivo é desenvolver capacidades analíticas e propositivas, principalmente entre os jovens do ensino fundamental e médio, para a reinvenção criativa das paisagens urbanas e a preservação do patrimônio cultural”, explica a coordenadora do projeto e  professora, Glaucia Augusto Fonseca.

    Para selecionar as edificações representadas nas miniaturas, foram considerados diversos critérios, incluindo sua relevância histórica, arquitetônica e cultural. O trabalho, que levou dois meses e envolveu cerca de 30 alunos, exigiu pesquisa detalhada sobre a história das construções, visitas de campo e estudos das características arquitetônicas.

    Além de promover a compreensão e a valorização do patrimônio edificado, a exposição também está alinhada aos objetivos educacionais do curso de Arquitetura e Urbanismo da UERJ/ESDI Petrópolis. 

    Para Cláudia Baima, coordenadora do curso de Arquitetura da UERJ, é fundamental reconhecer o vasto acervo arquitetônico que Petrópolis oferece. “Muitas vezes, isso passa despercebido pela própria população, e essas composições arquitetônicas não apenas adornam as ruas, mas carregam consigo uma memória afetiva e identitária para os petropolitanos. Quem nunca se encantou ao passear pelas emblemáticas avenidas da cidade, como a Koeler, a do Imperador ou a Ipiranga? Acredito que esta pequena amostra do vasto conjunto arquitetônico irá contribuir não apenas para a divulgação do nosso curso aqui em Petrópolis, especialmente entre os jovens, mas também para resgatar uma valorização mais profunda da nossa história e identidade cultural. Ao longo dos últimos 8 anos, enfrentamos diversos desafios, mas, a partir de 2018, o curso tem se consolidado e crescido, estabelecendo parcerias importantes na cidade. Cada vez mais, a universidade se posiciona como uma presença ativa na vida urbana, valorizando não apenas o patrimônio histórico, mas também debatendo diversas questões multidisciplinares e atendendo às demandas da comunidade local”, ressalta.

    Foto: Divulgação

    O trabalho dos alunos não se restringe apenas ao espaço do Shopping Pátio Petrópolis. Ele também será apresentado em universidades, como Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal Fluminense (UFF) e no Instituto Benjamin Constant. O objetivo é harmonizar o cotidiano urbano e o patrimônio histórico, utilizando práticas e experiências que estimulem o envolvimento e a inclusão da população local, criando um espaço de debates. 

    “Acreditamos que as nossas ações, com o objetivo de formar parcerias com instituições de ensino do ciclo básico e segundo grau, para compartilharmos a nossa experiência no estudo e registro da paisagem da cidade, contribuam para a percepção de como é importante a preservação das referências e símbolos históricos”, destaca a professora Glaucia. “A experiência preservacionista demonstra que não se faz uma gestão eficiente sem a participação da comunidade local”, conclui. 

    A exposição “Petrópolis em Miniaturas – Maquetes do Patrimônio Edificado Avenida Koeler” ficará em cartaz no Shopping Pátio Petrópolis (R. Mal. Deodoro, 153 – Centro), com entrada gratuita, de 27 a 31 de março.

    Últimas