• Exposição “New York, New York” revela a metrópole sob novas perspectivas na Piccola Arena

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    A interseção entre cidade e fotografia ganha vida na exposição “New York, New York”, do artista e fotógrafo carioca Mario de Aratanha, em sua primeira exposição individual na Piccola Arena. A abertura está marcada para o dia 25 de maio, sábado, das 14h às 18h. Com mais de 100 visões únicas de Nova York, a mostra apresenta 40 fotografias impressas, além de dezenas de outras em projeção contínua.

    Aratanha redefine a metrópole que frequentou inúmeras vezes, desde antes dos eventos de 11 de setembro de 2001, e para a qual retornou no final de 2023. Em sua perspectiva, Nova York, que habita o imaginário de pessoas ao redor do mundo, abriga diversas outras cidades. Ao sobrepor camadas adicionais ao que é visto, ele constrói um subtexto que se torna a essência de sua arte. Há uma cidade desfigurada, esperando ser recriada, manipulada, iluminada pelo fotógrafo. Suas imagens capturam momentos do metrô, das ruas, do contraste entre a arquitetura urbana e a natureza que teima em prevalecer. Enquanto isso, no vídeo projetado, Aratanha presenteia o público com uma visão panorâmica a 100 andares de altura da ilha de Manhattan, capturada no terraço do imponente Edge.

    A exposição estará em exibição até 08 de julho de 2024. Durante a abertura, o bistrô da Piccola Arena estará aberto para o almoço.

    Leia também, na página 58: Cidade acolhedora: histórias daqueles que escolheram Petrópolis como lar | Especial 16 de Março

    Sobre Mario de Aratanha

    Mario de Aratanha é um fotógrafo carioca cujo talento tem sido reconhecido desde seus dias de colégio, quando expôs ao lado de nomes como Evandro Teixeira e Octales Gonzales. Sua carreira como jornalista o levou a integrar sua câmera às suas reportagens para o Jornal do Brasil e The Associated Press. Como artista gráfico, teve obras em exibição no Salão Nacional de Arte Moderna e no Salão JB/MAM. Após dedicar-se à produção musical, onde sua gravadora Kuarup recebeu 2 prêmios Grammy, Aratanha voltou seu foco para a fotografia, realizando exposições individuais em Petrópolis, nas galerias Venina e Fefafez, além de participar de exposições coletivas como 6XAlbano (Centro Cultural Correios Fortaleza e Juiz de Fora) e In Natura (Piccola Arena). Atualmente, ele expandiu sua expressão artística para o meio audiovisual, dirigindo documentários e DVDs, de Maria Bethania a Monica Salmaso, com sua Cineviola Filmes.

    Mais informações – Fotografias de Mario de Aratanha

    Vernissage: 25 de maio, sábado, das 14h às 18h

    Visitação regular: sábados, domingos e feriados, das 12h às 17h. Até 08 de julho

    Como chegar: sentido Itaipava/RJ, entrar no km 76 (placa Rocio-Cindacta). Rodar 3 km asfaltados. A Piccola Arena está localizada à esquerda). Sentido RJ/Itaipava – retornar no posto Brazão.

    Últimas