Exposição “Jornada para o Brasil” celebra Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil
Produzido pelo Instituto Martius-Staden e apoiado pelo Consulado Alemão, o acervo da exposição estará disponível para visitação até 13 de setembro
Na próxima quarta-feira, 14 de agosto, será aberta ao público a exposição “Jornada para o Brasil – História das Imigrações de Povos de Língua Alemã” no Instituto Teológico Franciscano (ITF) de Petrópolis. Organizada pelo Clube 29 de Junho, o ITF e o Consulado Alemão do Rio de Janeiro, a mostra homenageia o Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil.
A abertura oficial da exposição será às 19h30, e incluirá palestras de Frei Elói Dionísio Piva, do ITF, sobre “Franciscanos Alemães e a Cultura de Petrópolis”, e de Maurício V. Ferreira Júnior, do Museu Imperial, que abordará “Objetos de Memória e Vilegiatura Tropical Serrana: Os Cristais Gravados pela Família Sieber”.
“São 30 painéis que ficarão expostos para visitação na biblioteca do Instituto Teológico Franciscano de Petrópolis e que retratam essa saga dos alemães a partir de 1824”, explica Marcos Carneiro, diretor de comunicação do Clube 29 de Junho.
A mostra contará ainda com a presença do cônsul da Alemanha, representantes do Instituto Martius-Staden de São Paulo, o guardião dos Franciscanos do Sagrado, as Meninas Cantoras dos Canarinhos e outras autoridades. A exposição, com entrada franca, estará aberta ao público de 15 de agosto a 13 de setembro, das 10h às 17h, no Instituto Teológico Franciscano (R. Cel. Veiga, 550 – Centro).
Leia também: Bicentenário da imigração alemã no Brasil: traços da cultura permanecem em Petrópolis