• Exposição em comemoração aos 130 anos de Alceu Amoroso Lima acontece no CAALL

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 22/11/2023 11:38
    Por Maria Julia Souza

    A exposição “Nas medalhas, o itinerário de uma vida” que foi idealizada em comemoração aos 130 anos do nascimento de Alceu Amoroso Lima, teve início no mês passado e segue até o dia 5 de janeiro de 2024, no Centro Alceu Amoroso Lima para a Liberdade (CAALL), localizado na Rua Mosela, 289. Ela reúne medalhas, placas, fotografias, livros e objetos do acervo do CAALL que testemunham a sua importância como intelectual e homem de fé, comprometido com a liberdade, a justiça e os valores da pessoa humana.

    Os visitantes poderão, entre outros documentos, apreciar a Estatueta do Prêmio Juca Pato concedido a Dr. Alceu, em 1964, pela União Brasileira de Escritores; a bênção apostólica, em pergaminho, dada pelo Papa Paulo VI em 7 de novembro de 1963; e a medalha da Universidade de Columbia dada aos escritores que contribuíram significativamente em defesa da liberdade de imprensa.

    A exposição pode ser vista de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h30.

    Mais informações sobre a exposição podem ser obtidas através do telefone (24) 2242-6433, ou pelo e-mail: centroamorosolima@yahoo.com.br

    Serviço:

    Exposição: “Nas medalhas, o itinerário de uma vida”

    Local: Centro Alceu Amoroso Lima para a Liberdade – CAALL

    Data: 24 de outubro de 2023 a 5 de janeiro de 2024 

    Curadoria: Vera Bulgarelli, museóloga e historiadora

    Sobre Alceu Amoroso Lima

    Alceu Amoroso Lima foi um crítico literário e polígrafo, que mesmo nascido no Rio de Janeiro, passou muitos anos de sua vida em terras petropolitanas. Isso porque sua família era dona de uma fábrica de tecidos, no qual ele chegou a ocupar o cargo de diretor, nos anos de 1920. 

    Na década de 1950, Alceu comprou a casa na Rua Mosela, onde hoje está localizado o CAALL, um dos acervos mais importantes do Brasil sobre o Modernismo. No local, ele montou uma biblioteca com mais de 20 mil volumes, além de ter vivido até 1983.  

    Últimas