• ‘Explosão das variantes’, diz especialista sobre os números recordes de mortes em março

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 01/04/2021 13:03
    Por Janaina do Carmo

    Desde o início da pandemia da covid em 2020, o mês de março bateu recordes de internações e de mortes. De acordo com o painel de monitoramento da doença no site da Prefeitura de Petrópolis, foram registradas 126 mortes por coronavírus. No entanto os números podem ser ainda maiores porque ainda há 42 óbitos em análise.

    De acordo com o painel, em fevereiro foram 52 mortes pela doença e em janeiro foram 110. Apesar de março ter batido recordes de falecimentos em decorrência do coronavírus, foi o mês onde foram confirmados menos casos este ano. Foram 1.823 confirmações contra 1.859 em fevereiro e 4.390 em janeiro.

    “Estamos vendo uma explosão das variantes”, alerto o infectologista Marco Lisserne, do Hospital Unimed. Segundo ele, a doença está mais agressiva além de ser bem mais contagiosa. “O que percebo nos meus pacientes é um agravamento dos sintomas. Esta bem mais agressiva. Mesmo não tendo comprovações das variantes ainda pelos laboratórios em todos os casos, percebemos sim um aumento do agravamento dos pacientes”, comentou o médico.

    O que mais preocupa o especialista é a junção de uma doença mais agressiva, mais contagiosa e a falta de leitos nas unidades de saúde. “Todas as unidades hospitalares da cidade estão vivendo esse momento crítico de ocupação quase que total de leitos. É preciso que as pessoas tomem suas precauções, não fiquem em aglomerações, façam o uso de máscaras, a higienização das mãos e respeitem os decretos municipais que restringem a circulação de pessoas”, alertou o médico.

    De acordo com o último boletim divulgado pela Prefeitura de Petrópolis na noite de quarta-feira (31), a taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da rede pública está acima de 95%, mas já chegou a 99% na terça (30). Já a ocupação dos leitos clínicos do Sistema Único de Saúde (SUS) está em 86%.

    Últimas