• Explore o que há de melhor em você

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 28/06/2017 12:40

    Existe uma brincadeira entre as crianças que se chama “estátua”. Quando se pronuncia essa palavra todas as outras paralisam imediatamente.

    É muito interessante observar quantos empresários paralisaram com a palavra “crise”. São ótimos nos negócios, com vasta experiência, conhecedores do mercado, merecem todos os elogios profissionais que possamos buscar, mas, simplesmente ,estão paralisados como se essa atitude fosse uma solução para o cenário em que vivemos.

    Será que paralisar neste mercado em “crise” foi uma boa alternativa?

    Não acredito. De lá para cá, muitos já não existem sequer para contar a sua trajetória. Não renegociaram dívidas, não buscaram alternativas para as vendas, não revisaram seus processos, não visualizaram novos mercados, fornecedores, e outros tantos fatores determinantes ao sucesso de qualquer empreendimento. Congelados no que sempre fizeram, viram subir em suas portas as placas de Passo o Ponto. Particularmente, fui testemunha de diversas situações como estas, ao longo desse período. Enquanto Consultores, fomos chamados para discussões, quando pouco ou nada havia para ser feito. Percebemos em todas elas que sempre houve, no negócio, um grande empresário, empreendedor, um gestor, mas que não se rendeu à necessidade de buscar ajuda e aproveitar as oportunidades que se apresentavam no seu dia a dia. 

    Neste artigo, peço que não congelemos mais com a palavra “crise”. Ela já foi muito mais aguda no passado e estamos num período de pós-crise, onde as oportunidades estão na mesa para alguns que souberem visualizá-las e aproveitá-las, mas não por todo o tempo. O ímpeto que os tornou empresários e os faz gestores de suas carreiras precisa ser o guia de suas ações. Não temos o dever de sermos especialistas em todas as áreas de nossos negócios, mas sim de termos a gestão sobre estas áreas.

    A cidade respira, nestes dias de inverno, uma temporada aberta ao turismo, à moda, à boa culinária, à boa bebida, ao chocolate, às flores e a tantas outras oportunidades que se espalham sobre a mesa que enriquecem os olhos. É um bom período para um pontapé na crise e o início de uma caminhada segura para novos horizontes. 

    É importante entender quem são os nossos clientes – o que eles querem adquirir, de onde eles vêm, em que faixa etária e econômica se encontram. Ampliar os mercados e canais de vendas. Estudar a rede de fornecedores, custos e formas de pagamento. Analisar se há compatibilidade com a forma como vendemos e parcelamos. Entender o processo que envolve os estoques, relacionamentos bancários, concorrentes, entre outros fatores fundamentais. Verificar pontos comerciais disponíveis, oportunidades na cidade, seus bairros e regiões próximas. Ler e ampliar conhecimentos sobre o negócio e o mercado. Estar atento a novos empreendimentos, tecnologias e tendências. Buscar cursos, palestras e seminários onde busquemos competências, habilidades e troca de experiências com outras pessoas dos mais diversos ramos.

    Tudo isso impedirá o nosso “congelamento”.  Nos negócios, em nossa carreira, não dá mais para inventar ou reagir quando éramos crianças. Tendo a gestão sobre o seu destino construirá uma carreira de casos de sucesso incontestáveis. Ter gestão é tomar decisões no tempo certo.

    Termino esse breve artigo, dizendo que o tempo é agora. O momento de fazer a diferença é este. Explore o que há de melhor em você e escreva a sua história de sucesso.


    Últimas