• “Expedição Enem”: universidade usa ambiente dos games para ajudar alunos na preparação para prova

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 18/11/2021 16:28
    Por Redação / Tribuna de Petrópolis

    Já imaginou poder jogar e se divertir enquanto estuda para o ENEM? Para tornar isso possível, a Estácio criou a “Expedição ENEM”, uma jornada épica em busca do conhecimento. Pela primeira vez, uma Instituição de Ensino Superior cria uma ação dentro de um dos maiores games do mundo, com o objetivo de ajudar os “ENEMzeiros” a fazerem as últimas revisões antes da prova e pegarem dicas de especialistas quanto ao controle de tempo e ansiedade, importantíssimos para uma boa nota. A parceria com o Fortnite reforça o investimento da Estácio em inovação e tecnologia para potencializar o aprendizado, tornando-a mais uma vez pioneira no segmento.

    Derponce, um dos maiores streamers de Fortnite do país, será o responsável pela criação dos mapas personalizados dentro do jogo. As ações de apoio ao enemzeiro na reta final para a prova desenvolvidas pela Estácio contam com um guarda-chuva de ações, para deixar a experiência mais completa como desafios no TikTok, Podcasts e até E-Books preparatórios.

    Eduardo Guedes, diretor de marketing da Estácio, explica que a ação reforça o posicionamento de inovação da instituição que se utiliza cada vez mais da tecnologia como aliada do aprendizado e, ao mesmo tempo que reforça a parceria da Estácio com os estudantes, uma vez que oferece cada vez mais oportunidades acessíveis de conhecimento. “A ação está em linha com a nossa estratégia de avançar cada vez mais no universo digital e nos posicionar como o principal player de educação, sempre investindo em inovação e tecnologia, para oferecer um conteúdo com alto padrão de qualidade para todo o Brasil” afirma Guedes.

    A história do game conta que o planeta foi invadido por extraterrestres, que vieram pegar todo conhecimento humano. Os jogadores tentarão, então, recuperar o que foi perdido nos 5 Portais de Conhecimento, que representam campos do conhecimento humano: GAIA (Ciências da Natureza), HUMÂNIA (Ciências Humanas), EXPRESSIVA (Linguagens e Códigos), EXATIDÃO (Matemática) e IDEÁRIA (Redação). O gamer terá que passar por todos eles para chegar ao final, derrotar o alienígena e “desbloquear o seu ENEM”.

    Quem concluir o jogo ganha cursos livres da Estácio totalmente de graça focados na preparação para o exame, como “10 passos para uma redação nota 10”, “Informações e dicas de estudo para o Enem”, e “Estudos da Língua Portuguesa” além de bolsa de estudos até 70% de desconto na graduação dos seus sonhos. “É natural que, na reta final para as provas, os estudantes estejam cansados e preocupados com o que vem pela frente. Foi um grande desafio preparar um conteúdo inovador, que ajudasse nos preparativos para o ENEM, mas de forma lúdica e descontraída” afirma Renata Rudge, gerente de marketing da Estácio.

    Gameplay

    Para ampliar a visibilidade da ação no mundo gamer, a instituição convidou Derponce para, além de criar os mapas personalizados e exclusivos da Estácio no Fortnite, produzir um vídeo de um Gameplay que pudesse propiciar uma imersão total dentro do jogo e, assim, garantir que experiência do aluno na Expedição ENEM fosse a mais rica possível. O gamer também convida a todos a chegarem ao final da empreitada e garantirem benefícios da Estácio no final.

    “Quando a Estácio me convidou para participar de um projeto pioneiro, que unia Fortnite com os estudantes que vão prestar o Enem, eu não pensei duas vezes. Fazer esse mapa foi incrível, sempre me destaquei por ajudar jogadores dentro do servidor e, para mim, é a realização de um sonho poder ajudar fora também! São 5 mundos com desafios diferentes que vão trazer dicas bem didáticas para o Enem, mas sem esquecer a diversão e aventura, diz Derponce.

    A cada fase que o usuário conseguir passar, ao longo dos 5 desafios no mapa da Estácio no Fortnite, ele terá acesso a palavras-chave que, ao final, se tornarão uma frase. Esta frase desbloqueará prêmios no hot site da universidade (https://desbloqueieseuenem.estacio.br/), como cursos livres que apoiam a preparação para o ENEM “10 passos para uma redação nota 10”, “Informações e dicas de estudo para o Enem”, e “Estudos da Língua Portuguesa” Além disso, os jogadores que completarem o jogo ganharão até 70% de desconto na graduação dos seus sonhos.

    Últimas