• Expectativa é que Cúpula do G20 crie grupo de trabalho sobre empoderamento das mulheres

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 07/09/2023 10:15
    Por Célia Froufe, enviada especial / Estadão

    Além da confirmação da adesão da União Africana como membro pleno do grupo das 20 maiores economias do globo (G20), há a expectativa da criação de um novo grupo de trabalho (GT) sobre empoderamento das mulheres durante a Cúpula de líderes que será realizada no fim de semana (nos dias 9 e 10), em Nova Délhi (Índia). Se o acordo for efetivado, esse GT se reunirá pela primeira vez durante a presidência rotativa brasileira, que começa em 1º de dezembro e se estende até o fim de novembro do ano que vem.

    No domingo passado, dia 3, a secretária-executiva do Ministério das Mulheres, Maria Helena Guarezi, recebeu de sua contraparte indiana, Smriti Irani, uma tapeçaria representando um bastão, num gesto simbólico da transmissão das atividades de um país para o outro.

    “O meu país está de braços abertos para construirmos juntos um futuro de igualdade de oportunidades para mulheres, livre de misoginia – de ódio contra as mulheres – e próspero para todas as nações”, afirmou Guarezi, durante a Conferência Ministerial sobre o Empoderamento de Mulheres do G20.

    Últimas