• Evite problemas com os pets nas festas de fim de ano

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 16/12/2015 12:00

    Faltando poucos dias para o fim do ano, esse período é marcado pelas tradicionais festas. É hora de reunir a família e os amigos para celebrar com muita alegria esse momento. Porém, para aqueles que possuem animais de estimação, as festividades podem se tornar frustantes e, em muitos casos, traumáticas. Cães e gatos mais sensíveis sofrem extremamente com a agitação e o barulho intenso, característicos das festas.

    Os cuidados com os animais nessa época devem ser redobrados. Pequenos detalhes podem colocá-los em risco, até mesmo uma alimentação inadequada. A veterinária Leticia Haack, que trabalha na Clínica Pet Amado, localizada na Rua Mosela, dá algumas dicas e orientações para evitar problemas com os pets durante as comemorações: 

    Alimentação – A intoxicação alimentar é um dos principais problemas que levam os animais à emergência nos períodos festivos do final do ano. Por isso, evite dar pedaços de suas refeições aos animais. Além disso, não deixe lixo aberto ou em lugar de fácil acesso.

    "Reserve algo para seu pet, pois hoje em dia existem panetones e chocolates específicos para ele", destaca Leticia.

    Alimente seu animal nas horas habituais e, se oferecer guloseimas (próprias para os mesmos), diminua a quantidade de ração e faça caminhadas leves com os cães.

    Fogos de Artifício – "Deixe seu animal perto da televisão ou aparelho de som, e aumente aos poucos o volume, de tal forma que ele se distraia, se acostumando com o som alto. Assim, não ficará tão assustado com o barulho dos fogos". 

    Não o deixe preso na coleira, pois muitas vezes eles procuram um lugar seguro para se esconder, evitando também enforcamento por estresse.

    Medicamentos – Mesmo seguindo as orientações da veterinária, alguns animais desenvolvem verdadeira fobia dos barulhos dos fogos de artifício. Nesses casos, o profissional pode indicar um sedativo específico, ajudando-os a relaxar e até mesmo a dormir, evitando assim todo o estresse e medo que eles sentem nesse momento. 

    É importante sempre consultar um veterinário antes de medicar o animal, para saber qual o remédio correto e a dosagem adequada.

    Outra dica importante é deixar o ambiente seguro, sem objetos que possam machucá-los na hora do medo. E, principalmente, não os deixe sozinhos, pois eles poderão estar sem equilíbrio e atordoados, devido ao sedativo.

    Enfeites das Festas – Muitos cães e gatos acham que objetos de decoração são brinquedos! Porém, alguns dos enfeites representam um risco para os pets.  Eles podem acabar engolindo bolas, laços e até mesmo partes de galhos da árvore e outras peças pontiagudas. Portanto, mantenha-os fora do alcance dos animais.

    Segurança – Evite deixar portões e janelas abertas, a fim de evitar que os bichinhos fujam. Caso isso aconteça, antes das festividades coloque uma placa de identificação na coleira, contendo dados para que o retorno do animal seja mais seguro.

    Outra dica que tem sido divulgada amplamente em páginas sobre animais na internet é a respeito de um truque, utilizando bandagem ou um pano, para enrolar em volta do corpo dos animais. De acordo com as informações divulgadas, o ato de "amarrar" determinadas partes do corpo dos animais, ajuda a aliviar ou diminuir o estresse. Segundo a veterinária, não existem comprovações científicas de que esta prática seja eficiente. Ela ainda ressalta que o dono deve ter cuidado, caso tente o truque, para não apertar demais a faixa, comprimindo os órgãos do pet.

    Essas sugestões podem parecer óbvias, mas são eficientes para evitar problemas maiores durante as festas de fim de ano, prevenindo que cães e gatos corram riscos desnecessários.

    Últimas