• Evento valoriza cabelos cacheados e crespos

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 04/12/2016 09:00

    A Praça de Nogueira recebe neste domingo, às 14h, o 1° Encontro dos Cachos. O evento é uma mobilização em prol da beleza negra. Segundo a idealizadora Natali Camillo Venâncio, haverá um bate-papo para troca de experiências e esclarecimento de dúvidas, além de atividades como batalha de dança e zumba. O encontro é aberto ao público. 

    Desde os 20 anos de idade Nati Cachos, como é conhecida na cidade, trabalha em salões especializados em tratamento dos cabelos cacheados. De acordo com a profissional, o evento foi criado para suprir a necessidade do público petropolitano que vai ao Rio de Janeiro para cuidar dos fios. “Tenho várias clientes em fase de transição capilar que tiveram a coragem de assumir suas madeixas, elas não são só daqui da cidade, mas também de Três Rios e do Meio da Serra”, conta. 

    Sobre o encontro, ela disse que este “será mais um importantíssimo passo para quebrar as regras da beleza padrão”. “Trata-se de um evento de beleza e de cultura que tem como objetivo trabalhar a autoestima de meninas e mulheres negras ou não, que tenham cabelos étnicos ou com a característica de cachos ou crespos, levando-as à autoaceitação e aprendizado com os cuidados dos cabelos”, garante.

    Para Nati, o preconceito com os cabelos crespos acontece, em muitos casos, desde a infância. “As próprias mães falam coisas que não contribuem para a aceitação como: ‘Prende este cabelo’ ou ‘Está parecendo um fuá’. Algumas pessoas também fazem comentários maldosos e debocham incentivando sempre a usar chapinha ou alisar para diminuir o volume. Queremos que seja a opção de cada uma manter a originalidade dos fios, e acima de tudo incentivá-las a mostrar como o cabelo é lindo quando está natural”, afirma ela, acrescentando que no evento espera a adesão das crespas e de toda comunidade interessada em saber um pouco mais sobre cachos”, finaliza.


    Últimas