Evento pelo Bicentenário da Independência reflete sobre memória e educação no país
Petrópolis foi escolhida a primeira a receber as comemorações pela sua história
Petrópolis recebeu nesta sexta-feira (3), o primeiro evento público em comemoração ao Bicentenário da Independência do Brasil. Além de fazer parte da história do início da organização do estado brasileiro, a Cidade Imperial também foi lembrada, durante a cerimônia, pela resistência entre tantas tragédias socioambientais que enfrentou nestes últimos anos. No evento foi feito o lançamento do website “Itinerários virtuais da Independência do Brasil”, que reúne uma série de conteúdos audiovisuais que contam a história da Independência passando pelos vários cantos do país. A iniciativa é da Comissão Curadora do Senado Federal.
Até o dia 08 de setembro, um dia após o aniversário de 200 anos da independência, serão realizadas diversas atividades e eventos pelo país. “(Acontecerá) Uma série de iniciativas tanto em Portugal quanto no Brasil. Nós pretendemos ter um veículo percorrendo determinadas localidades do Brasil para levar essa história às comunidades brasileiras. O Museu da Independência também deve ser palco de um acontecimento que nós vamos fazer pelo senado federal como foi hoje, aqui, na Universidade Católica de Petrópolis”, disse o presidente do Senado, o senador Rodrigo Pacheco.
Além das comemorações nos estados que compõem a história da Independência, estão previstas atividades em Portugal. “Há celebrações também em Portugal, porque os portugueses estão valorizando muito essa data, a celebração da independência do Brasil. E o ápice, o auge, será o evento solene no congresso nacional no dia 08 de setembro, um dia após o 7 de setembro, e nós convidamos o presidente da Assembleia Nacional de Portugal e também o presidente da República de Portugal Marcelo Rebero Souza, ambos confirmaram a presença no Brasil”, disse Pacheco.
Leia também: Assista a transmissão do primeiro evento pelo Bicentenário da Independência
Durante a cerimônia, que contou com a participação dos senadores Randolfe Rodrigues, Carlos Portinho, Jean Paul Prates, o governador Cláudio Castro, o prefeito Rubens Bomtempo, o representante da família Imperial, D. Francisco de Orleans e Bragança, o bispo diocesano D. Gregório Paixão e autoridades locais, foram expostas reflexões sobre como o passado do Brasil pode ensinar as gerações futuras.
Todo o conteúdo do website é interativo e especialmente educativo, com o objetivo de ser usado nas salas de aula pelo país. Alunos da Escola Municipal Maria Campos da Silva e a secretária de educação Adriana de Paula participaram da comemoração.
O prefeito Rubens Bomtempo falou da importância da celebração da história, especialmente no que cabe a Petrópolis. “É uma alegria saber desse envolvimento do parlamento, que assumiu a liderança nas comemorações pelo bicentenário. Essa história precisa ser recontada e precisamos saber como contar, pois ela precisa ser explicada de diversas formas para que, amanhã, possamos dizer que temos um país livre, soberano e independente; e que estamos construindo um legado que vai ficar para as próximas gerações”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.
As tragédias deste ano também foram lembradas pelos senadores Randolfe e Pacheco, como memória para que a cidade aprenda através da resiliência o enfrentamento aos riscos de novas tragédias climáticas.
O website Itinerários Virtuais da Independência foi criado em cooperação com o Projeto República da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A página apresenta histórias sobre o processo que conduziu à Independência do Brasil, a partir das diferenças regionais, diversidade de projetos, negociações e conflitos políticos e militares.
Também estiveram presentes: vereadores Hingo Hammes, Gil Magno, Dudu, Júnior Paixão, Ronaldo Ramos, Marcelo Chitão, os secretário de governo Ramon Mello, Miguel Barreto e Marcelo Soares; Gastão Reis, representantes do Museu Imperial, Firjan RJ, Instituto Histórico de Petrópolis, CDL Petrópolis, Associação Portugal Brasil 200 anos.