• Evasão escolar: pandemia pode ter piorado os números

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 10/11/2021 03:26

    No Estado do Rio, 12% de alunos entre 16 e 17 anos não estavam estudando de acordo com pesquisa, divulgada em junho, pelo Iede (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional).  Já a Busca Ativa, que levanta e números e trabalha pelo retorno dos estudantes às salas de aula estimou que em 2019, portanto antes da pandemia, 737 estudantes estavam fora da escola em Petrópolis.

    Pior no ensino médio

    Deste total, a maioria –  441 alunos – eram do ensino médio, englobando aí o Liceu Municipal e mais 11 unidades da rede estadual na cidade e 296 da rede municipal que oferece ensino fundamental. A expectativa de especialistas é que este número tenha crescido na pandemia em função da suspensão das aulas presenciais, ‘suprida’ pelo ensino online, porém com dificuldade de acesso para os estudantes.

    Aumento de até 10%

    Segundo dados do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a evasão escolar no Brasil atinge cinco milhões de alunos. Durante a pandemia de Covid-19, esses números aumentaram em 5% entre os alunos do ensino fundamental e 10% no ensino médio. Para os que ainda estão matriculados, a dificuldade foi de acesso, com quatro milhões de estudantes sem conectividade. O desafio agora é trazer estes alunos de volta às salas de aula.

    Verônica Mageste foi um dos 10 artistas petropolitanos que estiveram sábado no Parque Cremerie utilizando os cenários naturais do equipamento público municipal como inspiração para a criação ao vivo de suas obras. A ação faz parte do projeto Asas da Imaginação, que foi idealizado pela artista plástica Vivi Gamarano, e tem o objetivo de integrar profissionais das artes plásticas com a inspiradora natureza que a cidade possui.

    Lotação

    Tá bem feia a coisa para os moradores do Vale do Carangola. A fila na hora do rush é quilométrica e o ônibus sai lotado do terminal. O povo tá tão desesperado que passou a marcar nas publicações em redes sociais não apenas o interino Hingo Hammes, mas todo o secretariado…

    É a última que morre

    Falando em Vale do Carangola, os moradores ficaram esperançosos pelo menos com uma coisa: a CPTrans foi lá é colocou placas de proibido estacionar em vias onde o pessoal para de carro irregularmente e os ônibus deixam de circular. Tão doidos para ver se a CPTrans, agora com as placas, vai lá com o reboque tirar os infratores do caminho.

    Números fortes

    Parece provocação nossa e… é! Em Areal, não há pacientes de covid há dois meses.  E há mais de um mês não tem nem internados. Lá 87% já tomaram a primeira dose e 71% já estão com a segunda dose aplicada.  E antes que falem que lá a população é menor: claro, porém recebem proporcionalmente as vacinas de acordo com os moradores, igual a todo mundo no estado.

    Cabeças rolando

    E o secretário de Educação, José Luiz Lima, passou o rodo em cargos de chefia na pasta. Mudou uma penca deles numa canetada só. O mais emblemático é o cargo de Gerente de Alimentação Escolar. Saiu Tiago Gasparini e entrou Juliana Mayo Pires.

    Tenso

    De um Partisans sobre as últimas tretas envolvendo vereadores em redes sociais nas últimas semanas: “a atual legislatura vai ganhar troféu de a mais barraqueira dos últimos tempos”.

    Contagem         

    Petrópolis está há 313 dias sem prefeito eleito pelo povo.

    Vai render

    Não vai acabar bem aquele inquérito, na polícia, sobre os áudios do vereador Marcelo Lessa atacando o secretário estadual de Desenvolvimento Social, Matheus Quintal.  Lessa diz que vai falar à polícia que funcionários da secretaria de Assistência Social, hoje controlada pelo Republicanos, partido presidido pelo Quintal, recebiam chamadas de vídeo de um cargo de chefia, pedindo apoio para políticos do partido.

    Consegue imaginar um cenário desses? E fica aqui, na travessia de Petrópolis a Teresópolis, o Portal de Hércules, uma das paisagens mais lindas do Brasil. Fabíola Zuckert não apenas curtiu como eternizou o momento.

    Gás e segurança

    O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia realiza todas as quartas-feiras, até 15 de dezembro, o ciclo de debates “A Segurança nas Instalações de Gás Residencial e Comercial – Por que os acidentes fatais continuam? Vidas Importam”. O próximo debate será hoje, às 17h, com transmissão pelos canais do CREA-RJ na internet.

    Chapa 2022

    Eis que depois de anos, Hingo Hammes, o interino e Bernardo Rossi, o ex, finalmente se encontraram em uma agenda, se deixaram fotografar juntos e ainda postaram nas redes sociais. Fizeram as pazes? Será que rola uma chapa HH e BR em 2022?

    Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

    Últimas