EUA: Tesla faz recall de mais veículos enquanto reguladores americanos pressionam
A Tesla está fazendo recall de quase 579 mil veículos nos Estados Unidos porque uma função “Boombox” pode reproduzir sons em um alto-falante externo e obscurecer avisos sonoros para pedestres.
É o quarto recall da empresa tornado público nas últimas duas semanas, à medida que os reguladores de segurança aumentam o escrutínio da maior fabricante de veículos elétricos do país. Em dois dos recalls, a Tesla tomou decisões que violam os padrões federais de segurança de veículos motorizados, enquanto os outros são erros de software.
Os carros e SUVs têm o que a Tesla chama de função “Boombox” que permite que os motoristas reproduzam sons enquanto os veículos estão em movimento. Isso viola os padrões de segurança federais que exigem ruídos de alerta de pedestres para carros elétricos, que fazem pouco barulho quando em movimento, diz a agência. O problema será reparado com uma atualização de software que desativará o “Boombox”, segundo reguladores.
O recall de terça-feira é o 15º feito pela Tesla desde janeiro de 2021. Além disso, a agência de segurança americana abriu várias investigações de Teslas. Na semana passada, a Tesla teve que recolher cerca de 54 mil veículos equipados com software “Full Self-Driving” que permitia que os veículos passassem por sinais de parada em baixas velocidades, sem parar completamente em estradas públicas, mas os carros não podem dirigir sozinhos, apesar do nome.