EUA: se Rússia propor medidas irrealistas, saberemos que não querem fim de guerra, diz Rubio
O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, afirmou que as negociações serão decisivas para avaliar se a Rússia realmente deseja encerrar o conflito na Ucrânia. “Se os russos propuserem medidas irrealistas, saberemos que eles não querem o fim da guerra”, disse em entrevista à Fox News.
Rubio também confirmou que um acordo de exploração de minérios entre EUA e Ucrânia está próximo de ser fechado. “Esse acordo com os ucranianos é muito importante. O Scott Bessent secretário do Tesouro dos Estados Unidos está trabalhando nesse acordo”, acrescentou. Ele ainda destacou a velocidade das negociações, mencionando a postura do presidente dos EUA: “Trump não é paciente. Ele quer tudo muito rápido.”
Ainda sobre a guerra na Ucrânia, Rubio afirmou que os EUA não podem continuar “subsidiando” a defesa de países europeus. “Não podemos continuar financiando a defesa de países ricos da Europa. É o continente deles, eles precisam aumentar gastos com defesa”, ressaltou. Ele também criticou a falta de investimento militar de alguns membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), afirmando que possuem exércitos “não capacitados” devido a anos sem recursos e treinamento adequados para situações de guerra.