EUA: republicanos da Câmara se reúnem para tentar nomear novo presidente após saída de McCarthy
Os republicanos da Câmara dos Representantes dos EUA se reúnem privadamente nesta terça-feira (24) para tentar nomear um novo presidente da Casa, três semanas depois da destituição de Kevin McCarthy.
Tendo despachado McCarthy e depois rejeitado duas figuras populares do Partido Republicano como substitutos, os deputados da Câmara votarão, em vez disso, num conjunto de congressistas menos conhecidos para presidente – uma posição poderosa, a segunda na linha de sucessão à presidência.
A lista de sete candidatos é longa e confusa, sem nenhuma escolha óbvia para o cargo. Há um ex-proprietário de uma franquia do McDonald’s, o deputado Kevin Hern, de Oklahoma, um líder conservador que encheu seus colegas de hambúrgueres em busca de seu apoio; o líder da maioria, Tom Emmer, de Minnesota, o rude ex-técnico de hóquei que falou com o ex-presidente Donald Trump em busca de apoio; o recém-chegado Byron Donalds, da Flórida, um aliado querido de Trump, e meia dúzia de outros.
Os republicanos planejam permanecer a portas fechadas até chegarem a um acordo sobre um candidato. O plano é realizar uma votação no plenário da Câmara ainda nesta semana. Fonte: Associated Press