• EUA impõem sanção contra companhias que apoiam conglomerado petroquímico do Irã

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 01/08/2022 13:58
    Por Gabriel Bueno da Costa / Estadão

    O Departamento do Tesouro dos Estados Unidos adotou nesta segunda-feira, 1º, medidas contra companhias usadas pela Persian Gulf Petrochemical Industry Commercial, uma das maiores companhias petroquímicas do Irã. As empresas foram punidas por facilitar a venda de dezenas de milhões de dólares em petróleo e produtos petroquímicos do Irã para o leste da Ásia, diz o Tesouro americano, em comunicado. O texto lembra que esta empresa citada é uma subsidiária do conglomerado iraniano Persian Gulf Petrochemical Industry, responsável pela metade de todas as exportações petroquímicas do país.

    O Tesouro americano se diz comprometido com o caminho da diplomacia para retomar o acordo multilateral que limitava o programa nuclear do Irã, mas diz que até que Teerã volte a cumprir totalmente seus compromissos continuará a impor sanções contra “a venda ilícita de petróleo e petroquímicos iranianos”, nas palavras de Brian E. Nelson, subsecretário do Tesouro para Terrorismo e Inteligência Financeira.

    Uma empresa alvo da medida de hoje é a Blue Cactus Heavy Equipment and Machinery Spare Parts Trading, sediada nos Emirados Árabes. Outras são a Farwell Canyon HK Limited (Farwell Canyon) e a Shekufei International Trading Co., Limited (Shekufei), além da PZNFR Trading Limited.

    Últimas