EUA alertam empresas locais na área da segurança para ciberataques com apoio russo
A Agência de Segurança de Cibersegurança e Infraestrutura dos Estados Unidos publicou nesta quarta-feira, 16, relatório, no qual destaca ataques de agentes apoiados pela Rússia com a intenção de obter informações “sensíveis” nas áreas de defesa e tecnologia. O documento vem a público em momento de maior tensão entre os dois países, com os EUA acusando a Rússia de preparar uma eventual invasão da Ucrânia.
Vários órgãos americanos, entre eles o FBI e a Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla em inglês), têm registrado pelo menos desde janeiro de 2020 ataques regulares de “atores cibernéticos com o apoio do Estado russo” contra empresas dos EUA contratadas pelo governo na área de defesa, com vários níveis de protocolos de cibersegurança e recursos.
Os órgãos do governo dos EUA pedem que as empresas que são alvo potencial desse tipo de ação reforcem suas proteções e detalha passos para que isso ocorra. Os ataques foram registrados contra empresas envolvidas em várias frentes, entre elas comunicações e sistemas de combate, desenvolvimento de armas e mísseis, desenvolvimento de software e logística.