• Etíope Sisay Lemma e queniana Joyciline Jepkosgei vencem a Maratona de Londres

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 03/10/2021 10:35
    Por Estadão

    Os africanos seguiram neste domingo a rotina de dominar as longas provas do atletismo, dominando as três posições do pódio da Maratona de Londres no masculino e também no feminino. O etíope Sisay Lemma e a queniana Joyciline Jepkosgei foram os grandes vencedores na Inglaterra.

    Medalha de bronze na edição do ano passado, Lemma subiu no topo do pódio neste domingo após cruzar a linha de chegada após 2h04min01. O etíope de 30 anos deu arrancada após o quilômetro 40 e cruzou a linha de chegada com braços erguidos e fazendo enorme festa. Foi uma vitória da superação após ele desistir de disputar a Maratona na Olimpíada de Tóquio, nas ruas de Sapporo.

    Vice-campeão em 2020, o queniano Vincent Kipchumba repetiu a dose, com 2h04m28. O também etíope Mosinet Geremew ficou em terceiro com 2h04m41. O então campeão Shura Kitata cruzou apenas em sexto.

    Recordista mundial da meia maratona, Joyciline Jepkosgei optou por arrancada em momento diferente no feminino. Assim que passou o quilômetro 35, a queniana aumentou a velocidade para não mais ser incomodada. Desde a Maratona de Nova Iorque, em 2019, que ela não terminava na frente nesse estilo de prova.

    Jepkosgei cruzou com 2h17m43, superando as etíopes Degitu Azimerew, que fez 2h17min58 e Ashete Bekere (2h18min18). Vice-campeã olímpica e favorita em Londres, Brigid Kosgei terminou no quarto lugar, com 2h18min40.

    Últimas