• Estudo mostra quais são as maiores torcidas do Brasil

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 28/jul 19:19
    Por Estadão

    Uma nova pesquisa mostra mais uma vez o Flamengo com a maior torcida do Brasil. Corinthians, Palmeiras e São Paulo completam o ‘G-4’ do ranking. O estudo foi encomendado pelo jornal O Globo e realizado pelos institutos Ipsos-Ipec.

    Os rubro-negros somaram 21,2% das respostas. Os alvinegros paulistas têm quase 10 pontos percentuais a menos (11,9%). O Palmeiras aparece com 6,5%, e o São Paulo, com 6,4%.

    Comparando com pesquisa semelhante, realizada em 2022 pelos mesmos institutos e também a pedido do jornal O Globo, Flamengo e Palmeiras tiveram uma oscilação negativa, dentro da margem de erro. Os cariocas caíram apenas 0,6 pontos percentuais, e os paulistas, 0,9.

    Enquanto isso, Corinthians e São Paulo tiveram queda para além deste porcentual. A redução dos corintianos é apontada em 3,6 pontos percentuais. A dos são-paulinos, 1,8.

    Isso significa que a oscilação de flamenguistas e palmeirenses não representa, necessariamente, uma queda real no número de torcedores, uma vez que estão dentro do limite de variação da pesquisa. Por outro lado, corintianos e são-paulinos podem realmente ter perdido torcedores nos últimos três anos, segundo o estudo.

    O levantamento foi realizado entre os dias 5 e 9 de junho, com 2.000 torcedores, maiores de 16 anos e de 132 municípios brasileiros.

    Os entrevistadores precisaram responder sobre o grau de fanatismo, o engajamento com o clube, o seu interesse por times estrangeiros e a relação com a seleção brasileira. O nível de confiança do estudo é de 95%, com uma margem de erro de 2,2 pontos percentuais (para mais ou para menos).

    Veja a lista com as 21 maiores torcidas entre os brasileiros:

    Flamengo: 21,2%

    Corinthians: 11,9%

    Palmeiras: 6,5%

    São Paulo: 6,4%

    Vasco: 3,4%

    Grêmio: 3%

    Cruzeiro: 2,3%

    Atlético-MG: 2,3%

    Bahia: 2,2%

    Santos: 2%

    Internacional 1,7%

    Botafogo: 1,5%

    Sport: 1,3%

    Fluminense: 0,9%

    Seleção brasileira: 0,9%

    Vitória: 0,8%

    Fortaleza: 0,7%

    Ceará: 0,7%

    Santa Cruz: 0,6%

    Athletico-PR: 0,5%

    Remo: 0,5%

    Embora grandes clubes tenham oscilado negativamente na comparação entre as duas pesquisas, outros times apresentaram crescimento significativo. Atlético-MG, Bahia, Botafogo, Sport, Vitória e Remo, por exemplo, aumentaram o porcentual.

    O crescimento, contudo, ainda foi dentro da margem de erro. Dentre as oscilações positivas, o tricolor baiano se destaca, com um crescimento de 0,5 pontos percentuais, em comparação com os números anteriores.

    É importante mencionar que a porcentagem pode ultrapassar os 100%. Isso acontece porque os torcedores puderam escolher mais de uma equipe com a qual se simpatizam.

    Últimas