• Estudo mostra necessidade de investimento na inovação e no dinamismo da economia

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 13/set 04:26
    Por Les Partisans

    O Ranking dos Municípios feito pelo Centro de Liderança Pública (CLP) trouxe para Petrópolis um sinal de alerta com relação ao desenvolvimento econômico. O município perdeu 13 posições em inovação e dinamismo da economia e pontua apenas em 205º lugar entre os 418 maiores municípios brasileiros. No momento em que se discute ameaças para a atividade econômica da cidade, como a perda do ICMS “a mais” e a falta de novos investimentos, preocupa o fato de termos caído em sete dos oito indicadores. E a maior queda foi justamente em complexidade econômica, que mede a sofisticação da produção de bens e serviços – ou seja, é uma mostra da capacidade produtiva do município. Sem grandes indústrias e dependente apenas do setor de serviços, Petrópolis caiu 30 posições neste indicador.

    Petrópolis ocupa uma das últimas colocações em crescimento do PIB

    O ranking mostra que Petrópolis esteve em 403º lugar quando o assunto foi o crescimento do PIB per capita, caindo 13 colocações em relação ao último levantamento. O crédito per capita também caiu 10 posições, mesma tendência dos empregos no setor criativo, os recursos para pesquisa e desenvolvimento econômico científico e a renda média do trabalho formal. O único ponto positivo foi o crescimento da renda média do trabalho formal, mas ainda assim de forma tímida: Petrópolis subiu apenas duas posições em relação ao levantamento anterior.

    É nosso e ninguém tasca

    É tanto assunto que a gente até passou batido, mas, há algumas, uma publicação do Rock the Mountain deixou Partisans preocupados e enciumados, já que a gente já adotou o evento: eles perguntaram marotamente o que o povo acharia de uma edição de inverno… no interior de São Paulo! Um tempo atrás já teve boato de que o evento podia sair da cidade… Agora essa de edição de inverno em São Paulo? Alô, pessoal: aqui faz um friozinho gostoso nessa época também!

    Esquecida no rolê

    Toda pimpona, a Secretaria de Saúde anunciou parceria com o Hospital Santa Teresa para o mutirão de cirurgias ortopédicas, que terá 15 pacientes atendidos hoje e mais 15 amanhã. A Prefeitura anunciou que o acordo com o hospital deve atender 272 pacientes. Maravilha. Mas o município esqueceu de dizer que o Governo do Estado tá dando uma forcinha com os recursos.

    Resquício da bonança…

    Lembra que a gente falou do vai-e-vem da obra da EMEI Maria da Glória que parou e voltou desde 2023, com tudo indo só agora pro Diário Oficial? Esse é um bom exemplo do gasto sem freio da época de bonança com o “ICMS a mais”. A gestão Bomtempo pisou no acelerador em busca de reverter a rejeição para tentar a reeleição e essa foi uma das promessas que encheram o Alto Independência de esperança. O prédio antigo foi demolido, a obra nova foi licitada… Mas aí a cidade perdeu a receita “a mais” e o que era para ser uma moderna creche segue sendo uma obra parada.

    Prenúncio de tempestade

    E no emaranhado judicial que se tornou a guerra em torno do ICMS “a mais”, um novo capítulo já preocupa as equipes da Fazenda municipal. Lembra que em 2024 o ministro do STF, Luís Roberto Barroso, acabou dando uma mãozinha para a gestão Bomtempo escalonando a devolução do “a mais” em quatro anos? Pois a Prefeitura do Rio, alegando prejuízo aos demais municípios, quer que Petrópolis devolva tudo de uma vez e com correção monetária. 

    Jogando pelo empate

    Ou seja: mesmo tendo sempre alguém que diga – e deseje – que “agora vai”, a cada nova jogada a gente vê mais longe a possibilidade imediata de melhorar a receita de ICMS. A aposta feita pela gestão anterior era de uma grande vitória mas, com o desenrolar do jogo, se terminar no 0 a 0 pra gente tá é ótimo.

    A paz

    E já tem Partisans acompanhando o julgamento virtual sobre o ICMS “a mais” torcendo e rezando para que a paz e o espírito harmônico visto em quase toda a corte no julgamento de Bolsonaro permaneça, com os ministros seguindo o voto de Barroso. E há quem diga que, no nosso caso, ainda dá para trazer também para esse espírito de congraçamento o ministro Luiz Fux, que, como bom carioca, conhece bem Petrópolis e suas belezas.

    Briga de foice

    Promete fortes emoções a eleição fora de época em Três Rios. Três candidatos estão embolados na briga pela liderança: o prefeito interino, Jonas Dico, tem 26,8% e é seguido de perto por Anderson Muriçoca (23,6%) e Juarez da Saúde (21,8%). A pesquisa foi feita pelo instituto Target nos dias 6 e 7 de setembro e a margem de erro é de 4,88 pontos, ou seja, tudo pode acontecer. E lá nem tem segundo turno. Vai ser voto a voto mesmo.

    Amanhã é dia de Feira da 16! O já tradicional evento terá como tema especial a Serra Serata. A programação, realizada pelo Polo de Experiências da Rua 16 de Março e Adjacências em parceria com a Casa d’Italia Anita Garibaldi, contará com música, feira de orgânicos, adoção de cães, além de Bazar pet, comidinhas, cerveja artesanal, participação do projeto Incluir Petrópolis, dança, oficina criativa com Palhaço Salxicha e até apresentação de dança folclórica italiana, sem contar com os destaques das lojas do Polo, que oferecem opções para todos os gostos e estilos. A feira ocorre das 10h às 17h.

    Contagem

    Estamos há 2 anos, 4 meses e 6 dias sem os 100% da frota de ônibus nas ruas depois do incêndio na garagem das empresas.

    Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br.

    Últimas