• Estudo feito pelo Corpo de Bombeiros aponta as vias que concentram o maior número de acidentes em Petrópolis

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 10/01/2021 12:05
    Por Luana Motta – Redação Tribuna de Petrópolis

    O 15º Grupamento Bombeiro Militar fez um levantamento das vias que concentram o maior número de acidentes de trânsito em Petrópolis. A Avenida Barão do Rio Branco, Estrada União e Indústria e Avenida Ayrton Senna, no Quitandinha, lideram o ranking. O estudo tem o objetivo de mapear os tipos de acidentes e a frequência em que ocorrem em cada via, e propõe a adoção de ações para a redução do número de acidentes na cidade.

    O estudo foi feito com base nos dados de registro de acidentes entre os meses de janeiro e junho de 2020. Ao todo foram registrados 486 acidentes, entre atropelamentos (57), capotagens (23), colisões (244) e quedas de veículos (162). Os acidentes envolvendo motocicletas representam 69% do total de acidentes. Foram 335 ocorrências deste tipo nos primeiros seis meses de 2020.

    Na área de salvamento do 15º GBM (1º e 2º Distrito) as vias onde tiveram acima de dez registros de acidentes foram a Avenida Barão do Rio Branco, Estrada União e Indústria (Corrêas), Avenida Ayrton Senna (Quitandinha), Rua Dr. Hermogêneo Silva (Retiro) e Rua Coronel Veiga.

    Leia também: Defesa civil emite estado de alerta para as chuvas neste domingo

    Já na área de salvamento do 2º Destacamento Bombeiro Militar de Itaipava (2/15 DBM), as vias que concentram o maior número de acidentes são Estrada União e Indústria, Estrada Bernardo Coutinho, BR-040 e BR-495. Por ser a via de maior extensão, a Estrada União e Indústria é a que concentra o maior número de ocorrências no somatório do atendimento dos dois quartéis.

    O levantamento apresenta ainda um cruzamento dos tipos de acidentes em cada via. A Estrada União e Indústria no trecho que vai do Roseiral até próximo a entrada do Carangola, e no trecho de Cascata do Imbuí, são os que tem a maior incidência de atropelamentos. As colisões, capotagens e quedas de veículos se concentram na Avenida Ayrton Senna, no Quitandinha, Avenida Barão do Rio Branco, Estrada Bernardo Coutinho, em Araras e Estrada das Arcas, em Itaipava.

    Os acidentes envolvendo motocicletas lideram o ranking no total de acidentes. As vias onde o 15º GBM fez o maior número de socorro e salvamento de motociclistas foram Avenida Ayrton Senna, Avenida Barão do Rio Branco, Estrada Almirante Paulo Meira, no Vale das Videiras, Estrada Bernardo Coutinho, em Araras.

    De acordo com os bombeiros, a pesquisa tem o objetivo de identificar os locais críticos de acidentes de trânsito, considerando os riscos de cada via. A análise dos dados é importante para buscar estratégias de ações preventivas mais adequadas para a redução de acidentes em Petrópolis.

    Entre os apontamentos feitos pelo estudo está a melhoria na pavimentação nas vias urbanas apontadas na pesquisa; instalação de guard-rails em vias que estejam às margens de rios ou encostas; instalação de radares eletrônicos ou lombadas para redução de velocidade em vias urbanas; programa de educação para o trânsito; aplicação efetiva das multas e sanções durante as ações de fiscalização; e o estudo de viabilidade para criação de um fundo voltado para ressarcimento dos órgãos públicos/privados envolvidos no atendimento às vítimas dos acidentes.

    O estudo é atualizado a cada seis meses. E propõe o envolvimento de técnicos e universitários na elaboração de ações de prevenção de acidentes.

    Últimas