• Estudo de mobilidade da Coppe/UFRJ só será concluído em fevereiro

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 06/11/2023 03:06

    E não acabou o (mais um) estudo de mobilidade urbana que a Coppe/UFRJ faz em Petrópolis.  O contrato com os pesquisadores da UFRJ iniciou dia 10 de fevereiro e seria encerrado em outubro, mas a prefeitura prorrogou por mais quatro meses. O levantamento sobre “problemas do trânsito e alternativas de melhoria do transporte urbano no município” custa R$ 875.490,25. Agora fica pronto só em fevereiro e a gente ainda vai esperar mais tempo para ter essas soluções colocadas em prática.

    Moral baixa

    Falando em CPTrans, porque esse contrato é feito pela empresa, os servidores da companhia são a personificação do desânimo. Depois de sucessivos escândalos e troca de comando e cargos técnicos sem profissionais adequados, o pessoal tá entregando os pontos.  Só um concurso e uma direção eminentemente técnica pode injetar otimismo. Para eles e para nós, usuários do transporte público, que sofremos na pele resultados de um sistema sem gerenciamento.

    Contagem

    E Petrópolis está há 179 dias sem os 100% da frota de ônibus nas ruas depois do incêndio na garagem das empresas.

    Até tu, Cidade Real?

    Segundo os usuários, a então considerada um filé entre as empresas de ônibus, a Cidade Real vem deixando a desejar. Na sexta, sem motivo aparente, na linha 160 (Bingen/Itaipava), trocaram, no meio da manhã, um carro grande por um pequeno, modelo antigo. E persistiram com esse carro em operação no sábado, o que levou o ônibus a transitar pela BR-040 superlotado, com pessoas idosas tendo que viajar nos degraus da porta do meio. E, como tiraram os cobradores desta e de outras linhas, o motorista tinha dificuldade de enxergar as pessoas descendo do ônibus.

    Ônibus da linha 610-Araras neste final de semana. Pessoal nem precisou abrir as janelas.  

    Lixo eletrônico nas escolas

    Um leitor da coluna questiona se é seguro a criação – conforme lei aprovada pela Câmara de Vereadores – de recolher baterias, pilhas e componentes eletrônicos em escolas. Esses materiais envolvem riscos de contaminação e demandam manipulação adequada, o que levanta dúvidas sobre a capacidade das crianças e servidores para lidar com eles, especialmente quando já estão deteriorados. Além disso, é importante considerar se as escolas possuem instalações adequadas para o armazenamento desses materiais.

    E uma sugestão:

    Por que não criar  um ponto de coleta na Câmara, visto que já existe uma Lei Federal para o descarte de materiais sólidos? Seria a oportunidade de a Câmara de Vereadores dividir, neste caso, a responsabilidade com a prefeitura fazendo uma distribuição não justa das obrigações entre os atores envolvidos, mas pelo menos de boa vontade.

    Agora, vai!

    Gente, tá rolando desde julho e só agora o contrato está sendo assinado: reforma do Espaço do Feirante na Rua Souza Franco, no Centro, custo de R$ 65 mil. E olha que é só uma guaribada com  limpeza da fachada, nova cobertura, novos portões, pintura e troca de piso. O contrato com a empresa que venceu a concorrência só foi assinado agora, dia 23 de outubro… Tomara que fique pronto antes do Natal quando a feira tem um baita movimento.

    Será?

    De um esteta sobre a águia da Praça Visconde de Mauá que acaba de ser reformada, depois de meses em restauração e após décadas de abandono: “com iluminação, à noite, tá bacana. De dia, com luz natural, nota 7,5”.

    Pensa nisso, gente

    Foi só a gente falar aqui ontem que tem chance de uma nova disputa Bernardo X Bomtempo em 2024 que pegou fogo na internet. Apoiadores defendendo um e outro (botamos esse povo para trabalhar no domingo) e muita gente chateada com a possibilidade de ‘mais do mesmo’. Porém, é preciso observar bem: uma polarização dessas beneficia uma terceira via, quarta via…

    O Palácio Itaboraí receberá uma masterclass com os renomados Ricardo e Paulo Santoro, que formam o Duo Santoro renomado duo de violoncelistas do Brasil, abordando os desafios da música clássica no país. O evento acontecerá amanhã, às 15h, com opção de participação presencial mediante inscrição, com vagas limitadas. Além disso, haverá transmissão ao vivo pelo canal do Fórum Itaboraí no YouTube.

    Avulso

    Falando em candidato, Matheus Quintal, que chegou a ser braço direito do governado Cláudio Castro anunciou sua saída do cargo de secretário de Saúde de Três Rios. Matheus ficou quatro meses à frente da secretaria apenas.

    Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

    Últimas