• Estudantes participam de atividades com pesquisadores do LNCC dentro da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 21/out 16:04
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis I Foto: Divulgação

    Na última semana, entre os dias 14 e 18 de outubro, foi realizada a 21ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), com o tema “Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais”. O evento destacou a importância de valorizar e proteger a biodiversidade dos biomas brasileiros, além de ressaltar o papel das tecnologias sociais no desenvolvimento de soluções inovadoras.

    A SNCT ocorre desde 2004 em todas as regiões do país e tem como principal objetivo aproximar a ciência da sociedade, promovendo a popularização do conhecimento científico e tecnológico. O Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), como um dos centros de pesquisa do país, participa todos os anos da disseminação desses saberes e, no último dia 17, abriu suas portas para cerca de 180 alunos, incentivando o interesse pela ciência através de um circuito com oficinas e palestras.

    Os alunos do HeMoLab, Leticia Freitas e Eduardo Zilves, conduziram o bate-papo “Computadores e Matemática na Medicina”, enquanto o professor Laurent Dardenne apresentou o tema “Desenho de Fármacos e Estruturas de Proteínas”.

    Alunos participando das atividades com pesquisadores do LNCC.
    Foto: Divulgação

    A professora Luciane Prioli liderou a oficina prática “Conhecendo o DNA e sua Estrutura”, e os estudantes também tiveram a oportunidade de conhecer o Centro de Memória e a biblioteca do LNCC, conduzida por Anmily Martins, Simone Cantreva e Ana Paula Mussel. Ao final, todos os alunos tiveram a oportunidade de aprender mais sobre “O Supercomputador Santos Dumont e a sua importância para o desenvolvimento da pesquisa científica no Brasil” em uma palestra geral ministrada pela professora Carla Osthoff.

    “Eu vim com uma perspectiva de aprendizado mesmo. Realmente me surpreendeu os ensinamentos e os tópicos tocados aqui, porque tinham muitas informações que eu não sabia e eu gosto de aprender”, conta Luís Felipe Júnior Bizerra, aluno da Escola Estadual Barão de Aiuruoca (Barra Mansa/RJ), que participou do evento.

    As atividades continuaram no dia 18, com a pesquisadora Isabella Alvim, que representou o LNCC na SNCT do SENAI Petrópolis, onde ministrou a palestra “Modelagem Molecular – Criando Medicamentos com Computadores” para turmas do ensino médio e técnico.

    “Foi um prazer enorme conversar com os alunos na FIRJAN Senai sobre o papel da Modelagem Molecular e da Inteligência Artificial na descoberta de novos fármacos. Fiquei bastante feliz de ver tantos jovens de ensino médio da nossa cidade já tendo contato com diversas áreas da tecnologia e acesso a laboratórios como o FabLab. Espero que a palestra possa inspirá-los e, quem sabe, ser um incentivo para ingressarem na carreira científica no LNCC”, destaca Isabella.

    As ações do LNCC avançarão para a etapa da SNCT em Brasília, que ocorrerá entre 5 e 10 de novembro, na área do Museu Nacional de Brasília. O público poderá participar tanto presencialmente quanto online, através de atividades cadastradas na plataforma oficial. Mais detalhes podem ser encontrados no site oficial da SNCT.

    Últimas