• Estudantes do município apresentam peça teatral

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 16/06/2016 09:00

    Cerca de 20 estudantes de escolas municipais apresentaram, ontem, o espetáculo teatral “Darcy em Cena” no Teatro Afonso Arinos, no Centro de Cultural Raul de Leoni. Esses estudantes são jovens de 11 a 16 anos que cursam, no contraturno escolar, a oficina de teatro oferecida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, no Centro de Ensino Professor Darcy Ribeiro, no Cascatinha. O espetáculo é formado por 14 esquetes com temas variados.

    Serão neste mês, ao todo, seis apresentações no Centro de Cultura – duas delas foram ontem. O público é formado por estudantes do Liceu Municipal Prefeito Cordolino Ambrósio. O objetivo das apresentações é possibilitar que os estudantes da oficina exercitem o que estão aprendendo no Centro de Ensino Professor Darcy Ribeiro. Além disso, como o público também é de estudantes, as apresentações ainda colocam outros jovens em contato com o teatro.

    “A proposta do prefeito Rubens Bomtempo quando inaugurou o Centro de Ensino Professor Darcy Ribeiro em 2014 foi ocupar o tempo desses jovens quando estão fora da escola. E ocupar com alguma atividade para formar o jovem para a vida, para o futuro, possibilitando uma mudança de olhar desses jovens. E essa oficina de teatro é um exemplo dessa experiência que vem dando certo”, disse a diretora do Centro de Ensino Professor Darcy Ribeiro, professora Paula Patuléa.

    Um dos alunos que se apresentaram foi Vinicius Tré, de 14 anos, estudante do 9º ano da Escola Paroquial do Loteamento Samambaia. Ele conta como mudou de comportamento desde que começou a fazer a oficina. “Eu era muito tímido. Desde que eu entrei, há dois anos e meio, eu mudei muito, não só em cima do palco, mas também fora dele, em relação à disciplina em sala, por exemplo. Quando um professor pede para eu ler um texto na frente da turma, eu já não tenho dificuldade”, disse Vinicius, que pretende seguir carreira no teatro. “Vou procurar um curso neste ano e quero fazer faculdade de Artes Cênicas”.

    Professor da oficina, o ator William Esteves falou sobre a importância da oficina de teatro para os adolescentes. “Claro que nós torcemos para que eles queiram seguir carreira no teatro. Mas, se não quiserem, sabemos que estamos preparando esses jovens para a vida, porque a oficina trabalha a autoconfiança, a segurança desses alunos, e eles aprendem a trabalhar o corpo, a voz e as emoções”, disse William.


    Educação integral

    O Centro de Ensino Professor Darcy Ribeiro foi inaugurado pelo prefeito Rubens Bomtempo em fevereiro de 2014. Na unidade, a Prefeitura oferece 13 oficinas gratuitas aos estudantes do 6º ao 9º ano da rede municipal, para serem cursadas no contraturno escolar. São oficinas de: teatro, educação ambiental, educação financeira, palavra/mostra de filmes, boxe, futsal masculino e feminino, vôlei, desenho técnico, informática, inglês, violino, zumba e educação patrimonial. A unidade fica na Estrada Machado Fagundes, 326.

    A unidade possibilita que os estudantes de toda a rede municipal tenham educação integral. Quem estuda de manhã, em qualquer unidade de ensino municipal, faz oficina no Centro de Ensino Professor Darcy Ribeiro à tarde. E quem estuda à tarde faz a oficina de manhã. As oficinas acompanham o calendário escolar do município. O Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários de Petrópolis (Setranspetro) oferece a passagem para a locomoção do estudante até a unidade.

    Últimas