• Estudantes da rede municipal de Educação são medalhistas da OBMEP

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 11/12/2017 08:45

    Cinco estudantes da rede pública municipal são medalhistas na segunda fase da 13ª OBMEP – Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. Participaram 1.204 estudantes petropolitanos. As provas foram aplicadas em setembro e o resultado foi disponibilizado nos site da OBMEP nessa semana. O cinco estudantes receberão medalhas: uma de ouro, uma de prata e três de bronze.

    Os agraciados são Alan da Silva Câmara, da Escola Municipalizada Hercília Henriques Moretti – medalha de ouro; Yago Mahler Sobral, do Colégio Padre Corrêa – medalha de prata; Vitoria Maria Trindade Guedes, EM professora Maria Campos – medalha de bronze; Matheus Correa de Carvalho, EM Amélia Antunes – medalha de bronze e Lucas Linhaus do Nascimento, da EM Rubens de Castro Bomtempo – medalha de bronze.

    A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada – IMPA – e tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área.

    “Temos vários talentos na rede municipal. A prova disso é o resultado da OBMEP. Os medalhistas servem de inspiração para os outros alunos e toda a escola se sente valorizada com o resultado”, afirma o secretário de Educação, Anderson Juliano.

    As provas foram aplicadas em três níveis: uma para alunos dos 6º e 7º anos do ensino fundamental, outra para os matriculados nos 8º e 9º anos e o terceiro nível foi para os alunos do ensino médio.

    “Fiquei muito feliz com o resultado. Gosto de matemática e ainda estou em dúvida em qual carreira eu quero seguir. Gosto de engenharia, arquitetura, física e matemática. Estudo muito porque eu realmente gosto. Colocaram uma faixa na escola me parabenizando e isso foi o mais legal pra mim, o reconhecimento e apoio dos professores e colegas”, disse Álan da Silva Câmara, o medalhista de ouro.

    De acordo com Zoraia Hang, diretora da Escola Municipalizada Hercilia Henriques Moretti, a turma de Álan o chama de Mestre. “Ele é muito querido, ajuda os colegas. É um orgulho imenso para a escola ter um medalhista de ouro. Tenho certeza que os alunos e funcionários nunca esquecerão dele”, contou.

    A professora de matemática de Álan, Luiza de Marilac Bastos, afirmou que o mérito da conquista é do aluno. “Ele busca, estuda ajuda os amigos. Criou um grupo para ajudar a tirar as dúvidas dos colegas. É um orgulho para escola e a medalha serve como incentivo para os outros alunos”.

    Segundo o IMPA – Instituto de Matemática Pura e Aplicada –a competição nacional para estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio bateu novo recorde: 18,2 milhões de inscritos, de 53.230 instituições de ensino, atingindo 99,6% dos municípios brasileiros. Pela primeira vez, conta com estudantes de 4.472 colégios particulares.

    Serão distribuídas o mesmo número de medalhas das edições anteriores a alunos de escolas públicas (500 de ouro, 1.500 de prata, 4.500 de bronze e até 46.200 menções honrosas). Os estudantes de escolas particulares receberão 25 medalhas de ouro, 75 de prata, 225 de bronze e até 5.700 menções honrosas.

    As cerimônias de entrega dos prêmios da OBMEP ocorrem em 2018, em data a ser definida. Criada em 2005, a OBMEP é uma realização do IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Educação (MEC).

    Últimas