Estudante petropolitano ganha prêmio nacional ao criar game que estimula a preservação dos saguis-da-serra-escuro
A paixão pelos games garantiu ao estudante Nathan Viegas o primeiro lugar no desafio “Change the World – Game XP”. O concurso promovido pela CodeBuddy – Escola de Programação, Robótica e Empreendedorismo reuniu crianças e adolescentes de todo o país. A proposta era criar games ou aplicativos que resolvessem problemas reais.
Nathan foi o vencedor na categoria 7 a 9 anos. Com o “Jogo do Aurita”, ele desenvolveu um game em que é possível “capturar” os micos ou sagui-da-serra-escuro (Callithrix aurita), que estão ameaçados de extinção. O jogo se passa em uma floresta onde um menino precisa enfrentar obstáculos como fogo, caçadores e lixo para cumprir a missão de salvar os auritas. Os personagens do jogo são baseados em um projeto do Programa de Conservação dos Saguis-da-serra (PCSS), desenvolvido por pesquisadores que estão mapeando a presença dos auritas na mata da Região Serrana.
“Escolhi o projeto game dos auritas porque eles também existem em Petrópolis. A ideia era fazer com que mais pessoas descobrissem o aurita. E agora que ganhei sei que o aurita ficou mais conhecido por causa disso”, disse Nathan. O menino completou 10 anos pouco após o concurso e, segundo sua mãe, Mirian Viegas, o interesse pelos games começou ainda pequeno quando brincava com um ipad.
Leia também: Criação da Floresta Municipal do Quitandinha pode melhorar a posição da cidade no ICMS Verde
A CodeBuddy é a escola oficial de tecnologia da Game XP. O desafio foi promovido para crianças e adolescentes de 7 a 17 anos, alunos ou não da escola. Os participantes deveriam apresentar soluções reais por meio de games ou aplicativos sobre áreas que impactam toda a sociedade como saúde, educação, meio ambiente, acessibilidade, segurança, negócios, empresas e energia limpa.
Os projetos passaram pela avaliação de jurados técnicos. Os vencedores ganharam dois passaportes para o evento Game XP que acontece dos dias 25 a 28 de julho, no Parque Olímpico da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. E mais um ano de aulas na CodeBuddy.